Dados do Trabalho
TÍTULO
TRATAMENTO CIRURGICO E ENDOVASCULAR DE SINDROME DO LIGAMENTO ARQUEADO MEDIANO
INTRODUÇÃO
O ligamento arqueado mediano corresponde a uma banda fibrosa que conecta os pilares diafragmáticos direito e esquerdo, permanecendo em contato com a aorta geralmente acima da origem do tronco celíaco. A Síndrome do Ligamento Arqueado Mediano (SLAM), também conhecida por Síndrome de Dunbar, é uma rara condição decorrente da compressão extrínseca do tronco celíaco por fibras do ligamento arqueado mediano, seja por sua baixa inserção ou pela origem mais superior do tronco celíaco.
O quadro clínico é caracterizado por dor abdominal pós-prandial, de localização epigástrica, náuseas, vômitos, perda de peso, além do sopro epigástrico como sinal clínico típico, no qual é exacerbado durante a expiração.
RELATO DE CASO
Paciente LSSV, 39 anos, com queixa de dor abdominal em hipocôndrio esquerdo (HCE) desde a infância que irradia para tórax e com piora progressiva nos últimos anos. Estudo tomográfico realizado para investigação mostrou sinais de compressão de tronco celíaco pelo ligamento arqueado mediano, confirmado por angiotomografia posterior.
Foi então submetida à laparoscopia para liberação do ligamento com necessidade de conversão para laparotomia por dificuldade técnica. Recuperou-se bem e em segundo momento foi submetida à passagem de prótese endovascular em artéria celíaca, sem intercorrências.
Apresentou melhora importante dos sintomas já após o primeiro procedimento e se manteve assintomática após o stent.
Atualmente com dois anos de cirurgia mantém seguimento ambulatorial com melhora completa dos sintomas.
DISCUSSÃO
A SLAM é uma condição rara cuja fisiopatologia ainda não é bem definida, os sintomas podem ser resultados tanto da compressão extrínseca da artéria celíaca quanto do plexo celíaco.
Trata-se de um diagnóstico de exclusão, sendo que outras causas de estenose de artéria celíaca ou a localização da estenose podem ser bem avaliadas por tomografia computadorizada.
A liberação laparoscópica do ligamento arqueado mediano combinada com tratamento endovascular torna o tratamento da SLAM mais segura e eficaz, proporcionando menor estadia hospitalar e morbidade, com alto índice de resolução dos sintomas.
Área
CIRURGIA VASCULAR
Instituições
Hospital Leforte - São Paulo - Brasil
Autores
Francisco Sergi, Robert Guimarães, Fernanda Danziere, Leandro Trama, Ariele Milano, Ana Beatriz Santos, Lívia Guimarães, Fernanda Aguiar