Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIOPLASTIA DIAFRAGMATICA: UM COMPARATIVO ENTRE A ABORDAGEM DIAFRAGMATICA E A ABORDAGEM ABDOMINAL, SOB A PERSPECTIVA DO SISTEMA UNICO DE SAUDE

OBJETIVO

Comparar a hernioplastia diafragmática, entre as abordagens torácicas e abdominais, sob a perspectiva do Sistema Único de Saúde.

MÉTODO

Estudo de caráter quantitativo e comparativo com delineamento transversal de base populacional. Os dados foram coletados no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) em conjunto com Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS), com período de tempo escolhido entre janeiro de 2015 e novembro de 2018. Os procedimentos escolhidos foi a hernioplastia diafragmática através de duas diferentes abordagens: via abdominal (VA) e via torácica (VT).

RESULTADOS

No período entre janeiro e novembro de 2018, foram realizadas 1.686 VA e 818 VT. Acerca do valor médio de internação, que é o custo total do procedimento dividido pelo número de procedimentos, a VA obteve valor médio de R$ 3.289,75 e a VT R$ 4.845,46. Sobre a média de permanência hospitalar, a VA obteve 9.4 dias, enquanto a VT obteve 12,8 dias. E por fim, quando analisado a taxa de mortalidade, a VA possuiu 7,00 e a VT possuiu 7,82. Dessa forma, esses resultados encontrados confirmam o que foi encontrado na literatura, pois a abordagem abdominal permite uma melhor redução da hérnia, avaliação de defeitos adicionais contralaterais e, simultaneamente, o reparo de patologias intra-abdominais. Além disso, a principal indicação da abordagem torácica é a facilidade de dissecar o saco herniário do mediastino e estruturas pleurais. Para muitos cirurgiões, o manejo do saco herniário é um ponto fundamental para decidir qual abordagem escolher. Ademais, é importante ressaltar que foi observado durante nossa pesquisa na literatura uma carência na produção de trabalhos que compararam esses procedimentos, principalmente em relação à literatura brasileira e que nas informações fornecidas pelo DATASUS, não havia diferenciação entre os tipos de hérnias diafragmáticas.

CONCLUSÕES

As diferentes abordagens possuem vantagens diferentes, entretanto, segundo o Sistema Único de Saúde, a VA possuiu menor taxa de mortalidade, menor tempo médio de internação e menor valor médio o que condiz com a literatura. Portanto, é necessário um maior número de pesquisas, principalmente em território brasileiro, para que o assunto possa ser mais esclarecido na literatura, permitindo, assim, a escolha do melhor procedimento para o paciente e para a saúde coletiva.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Universidade de Fortaleza - UNIFOR - Ceará - Brasil

Autores

Heron Kairo Sabóia Sant'Anna Lima, Lucas Nunes Ferreira Andrade, Aprigio Sant'Anna Lima Neto