Dados do Trabalho
TÍTULO
RELATO DE CASO: REALIZAÇÃO DE HEPATECTOMIA EM PACIENTE COM HEPATOLITÍASE DIREITA
INTRODUÇÃO
A hepatolitíase consiste na obstrução das vias biliares intra-hepáticas através de cálculos de formação local ou que migraram de foco a distância, acometendo o lobo hepático esquerdo em aproximadamente 70% dos casos. As manifestações clínicas dessa condição estão relacionadas com o grau comprometimento das vias biliares, podendo permanecer desde assintomáticos a evoluir com colangite grave. O objetivo deste relato é discorrer sobre o caso de hepatolitíase em lobo hepático direito, assim como correlacionar com os critérios de avaliação para instituição do tratamento.
RELATO DE CASO
Homem 44 anos foi admitido no Serviço de Cirurgia Geral do Hospital de Alta Complexidade Carlos Macieira, com dor em hipocôndrio direito associada à febre e colúria. O exame físico à admissão se apresentou sem alterações. Nos exames laboratoriais havia elevação de enzimas canaliculares e amilase; bilirrubinas e transaminases dentro da normalidade. A colangiorressonância magnética evidenciou cálculo de 8 mm, localizado na confluência dos ductos hepáticos e determinando ectasia das vias biliares a montante. Observaram-se também níveis hidroaéreos, microcálculos e cálculos nas vias biliares intra-hepáticas, localizado na via biliar do segmento VIII do fígado. Hepatocolédoco com calibre e trajeto normais. O paciente foi submetido a hepatectomia direita com derivação biliodigestiva em Y de Roux. Manteve-se estável nas primeiras 48h, cursando posteriormente com drenagem de secreção biliosa pela ferida operatória associada a dor abdominal difusa. Foi reabordado para realização de enterorrafia de anastomose, lavagem de cavidade abdominal e confecção de peritoneostomia. Posteriormente, reabordado para reparo na anastomose de derivação biliodigestiva. Manteve-se em peritoniostomia, com sucessivas reabordagens para lavagem abdominal.
DISCUSSÃO
A hepatolitíase é uma condição predominante o lobo hepático esquerdo. O tratamento, segundo a Sociedade Japonesa de Gastroenterologia, deve considerar a composição e localização do cálculo, tratamento prévio para desobstrução de estenose das vias biliares, presença de atrofia hepática, extensão da ressecção hepática e risco de colangiocarcinoma. No caso relatado, verificou-se que o paciente apresentava cálculo intra-hepático medindo 2,7 x 1,4 cm, localizado no segmento póstero-superior do lobo hepático direito, assim como atrofia do lobo acometido. Diante disso, instituiu-se tratamento através de hepatectomia direita com derivação biliodigestiva.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
UNICEUMA - Maranhão - Brasil
Autores
LETICIA CARVALHO SANTOS, ELIDA LORENA LEAL REIS, Vicktor Bruno PEREIRA PINTO, Manoel Francisco SILVA SANTOS, Luís Eduardo VERAS PINTO