Dados do Trabalho


TÍTULO

CARCINOMA ADENOIDE CÍSTICO PRIMÁRIO DE TRAQUEIA: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O carcinoma adenoide cístico primário de traqueia é extremamente raro, representando 0,1 - 0,2% de todas as neoplasias respiratórias. Representa o segundo tumor mais comum de traqueia, atrás apenas do carcinoma espinocelular. O objetivo do trabalho é apresentar um caso de carcinoma adenoide cístico, em que realizou-se traqueoplastia com ressecção de aneis traqueais e tireoidectomia parcial com ressecção de nervo laríngeo.

RELATO DE CASO

A.D., feminina, 69 anos, em acompanhamento ambulatorial com o Serviço de Endocrinologia do HNSC por apresentar bócio não tóxico multinodular e nódulo quente à direita, assintomática. Em ultrassom de 2014 foram identificados nódulos sólidos hiperecogênicos medindo 2,5 cm em lobo direito (LD) e nódulo sólido medindo 1,8 cm, mal delimitado, hipoecogênico, com vascularização predominantemente periférica à esquerda. Em março de 2018, em acompanhamento e após a realização de novo ultrassom, foram identificados em LD três nódulos mistos com 1,5 cm cada e cisto septado medindo 2,5 x 2,4 cm em LE. O Serviço de Endocrinologia sugeriu procedimento para ressecção de suposto bócio de tireoide, o qual a paciente negou-se a realizar. Em novembro de 2018, paciente procura atendimento referindo dispneia há vinte dias, sem relação com esforço ou decúbito. Relata emagrecimento de 20kg desde setembro, falta de apetite e fraqueza. Paciente hipertensa, sem outras comorbidades. Nega tabagismo e etilismo. Ao exame físico, apresenta estridor laríngeo. Foi solicitada avaliação do Serviço de Cirurgia Torácica com vista para a traqueostomia de emergência. Durante o procedimento de traqueostomia, biopsiou-se lesão vegetante na luz traqueal, cujo resultado histopatológico foi compatível com carcinoma adenoide cístico de traqueia. Realizou-se uma traqueoplastia por esternotomia com ressecção em bloco do tumor e de seis aneis traqueais. Somado a isso, realizou-se anastomose cricotraqueal. Paciente encaminhada ao Serviço de Oncologia para posterior acompanhamento.

DISCUSSÃO

O carcinoma adenoide cístico é uma neoplasia maligna rara caracterizada por crescimento lento e sintomatologia inicial inespecífica, explicando seu diagnóstico tardio. Pode ser confundido com condições benignas, como asma, pneumonia e DPOC. Costuma ocorrer na quarta e quinta década de vida, atingindo homens e mulheres com a mesma frequência. Não foi encontrada associação entre carcinoma adenoide cístico e tabagismo. Contudo, foi relatado que compostos nitrosos, presentes na indústria da borracha, podem estar associados ao seu surgimento. Os pacientes diagnosticados geralmente apresentam tumores muito grandes que cursaram com sintomas obstrutivos. Os sintomas raramente se desenvolvem até o tumor obstruir pelo menos 50% do diâmetro traqueal. Para obter cura a longo prazo, a melhor abordagem é a ressecção cirúrgica completa do tumor, complementada por terapia pós-operatória.

Área

CIRURGIA TORÁCICA

Instituições

HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Aline Carrer Bortolini, Giordana Carrer Bortolini, Thiago Bins, Luana Miotto Golfetto, Edson Brambate, Pedro Guerrieri, Marcelle Dietrich Oliveira, Nelson Perelman Rosenberg