Dados do Trabalho
TÍTULO
OBSTRUÇAO INTESTINAL EM PACIENTE JOVEM: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
Abdome agudo obstrutivo pode ser causado por distúrbios de motilidade ou obstrução mecânica do transito intestinal. Uma das causas de abdome agudo obstrutivo é o divertículo de Meckel, anomalia gastrointestinal congênita muito comum.
O divertículo de Meckel é diagnosticado acidentalmente em laparotomia ou laparoscopia indicadas por outras causas, em adultos, principalmente devido a processos abdominais obstrutivos ou inflamatórios. Relatamos o caso de paciente que apresentou quadro de obstrução intestinal por torção de delgado em razão de processo inflamatório em fossa ilíaca direita, que foi abordado cirurgicamente.
RELATO DE CASO
H.N.S.C., masculino, 18 anos, pardo, natural e proveniente de Boa Vista, deu entrada no Pronto Atendimento Dr. Airton Rocha (PAAR) com quadro de dor abdominal há 03 dias, afirma que a dor iniciou em região epigástrica, tornando-se difusa conforme a evolução. Há 24 horas da entrada, não evacuava e tinha distensão abdominal associada. Sem relato de cirurgia abdominal prévia.
O exame físico do abdome revelou ruídos hidroaéreos presentes e aumentados, abdome distendido, normotimpânico, depressível, doloroso difusamente, mas sem sinais de irritação peritoneal. Foram solicitados tomografia computadorizada de abdome, exames laboratoriais e adotadas medidas clínicas para condução inicial do quadro obstrutivo.
Exames laboratoriais mostraram glóbulos brancos em 13.300 e neutrófilos em 87%. Tomografia do abdome mostrou distensão moderada de alças de delgado, e apêndice cecal com sinais sugestivos de inflamação, além discreta quantidade de líquido livre na cavidade.
Durante laparotomia exploradora identificou-se o divertículo de Meckel. Foi realizada enterectomia do segmento afetado, seguida por anastomose primária término-terminal e apendicectomia. As evidências sugerem que a extremidade do divertículo inflamou e por contiguidade com o apêndice cecal originou a apendicite. O processo inflamatório na fossa ilíaca direita (FID) levou ao acotovelamento de delgado, que deu origem ao quadro de obstrução intestinal alta.
Paciente evoluiu bem no pós-operatório imediato, permanecendo em dieta zero por 3 dias. Realizou 7 dias de antibioticoterapia endovenosa e teve alta, com boa aceitação da dieta, evacuando, liberando flatos e deambulando. Não houve infecção de sítio cirúrgico.
DISCUSSÃO
Divertículo de Meckel é uma anomalia gastrintestinal congênita mais comum, com prevalência que varia de 1 a 4% na população em geral. A apresentação clínica do divertículo de Meckel está condicionada a complicações e pode ser confundida com outras doenças. A confirmação diagnostica define-se por exames de imagem como a ultrassonografia abdominal, tomografia computadorizada, cintilografia e angiografia. A conduta em pacientes assintomáticos tem controversas, porém, em pacientes sintomáticos, a indicação cirúrgica tem consenso, sendo a laparotomia a via mais utilizada. Quando a obstrução não é abordada cirurgicamente pode evoluir com necrose e peritonite.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
UFRR - Roraima - Brasil
Autores
MATEUS DE OLIVEIRA LOPES, Givaggo Henrique Rodrigues da Silva, Marcello Santos da Silva, Lucas Duarte, Marlon Krubniki de Mattos