Dados do Trabalho
TÍTULO
HEMATOMA ESPONTANEO DE PAREDE ABDOMIAL: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O hematoma espontâneo da parede abdominal é uma entidade rara, definida pelo acúmulo de sangue na bainha do reto abdominal.
Este trabalho possui como objetivo relatar um caso de hematoma espontâneo de parede abdominal, ocorrido no Hospital Geral de Roraima (HGR). Este caso necessitou de abordagem cirúrgica, e devido a complexidade do caso, achou-se importante o relato do mesmo.
RELATO DE CASO
Paciente R.C.S, masculino, 66 anos, pardo, proveniente e natural de Boa Vista-RR, hipertenso e vasculopata com AVCi prévio, deu entrada no Pronto Atendimento Dr. Airton Rocha com relato de dor em fossa ilíaca esquerda (FIE) e hipogástrio, acompanhada de náuseas e hiporexia há 24 horas da admissão. Relatava febre não aferida associada. Sem histórico de trauma prévio. Não fazia uso de anticoagulantes, nega histórico de coagulopatia.
Ao exame físico do abdome os ruídos hidroaéreos estavam presentes, abdome flácido, depressível, doloroso em FIE, mas sem sinais de irritação peritoneal. Apresentava massa palpável em FIE e estendendo-se para o hipogastro.
Possuía alterações laboratoriais dos glóbulos brancos 13.750, neutrófilos 85%, hemoglobina 10,7, creatinina 1,36, PCR 21
Tomografia revelou rins tópicos, porem apresentavam vários cálculos no seus grupamentos calcinais. Havia presença de liquido livre no flanco esquerdo e na pelve. Bexiga hipodistendida e com espessamento parietal acompanhada de densificação difusa dos planos adiposos adjacentes à mesma. Identificou-se imagem hiperdensa espontaneamente, de contornos lobulados e sem realce evidente pelo meio de contraste, localizada na pelve e na parede abdominal inferior esquerda, medindo 7,4 cm x 9,4 cm nos maiores eixos axiais, associado à densificação dos planos adiposos pélvicos adjacentes e presença de líquido livre. Hipótese diagnóstica: hematoma de parede abdominal se amoldando aos recessos pélvicos. A ausência de histórico prévio de trauma sugere hematoma espontâneo.
Foi abordado com drenagem cirúrgica de hematoma através de incisão infraumbilical de 3cm, realizando-se divulsão romba até a identificação do hematoma. Evoluiu sem intercorrências no pós-operatório imediato e teve alta no 3° dia.
DISCUSSÃO
O hematoma espontâneo da parede abdominal é uma entidade infrequente que corresponde ao acúmulo de sangue na bainha do reto abdominal por ruptura de vaso epigástrico ou da própria musculatura na ausência de trauma.
Grandes hematomas podem alcançar índices de mortalidade global de até 4%, e em indivíduos com uso de terapia anticoagulante pode chegar até 25%.
A manifestação clínica mais comum desses hematomas é a dor e/ou massa abdominal, febre e sinais de irritação peritoneal e ainda choque hipovolêmico.
A confirmação diagnóstica é possível pela tomografia computadorizada de abdome.
A abordagem cirúrgica está indicada para casos em que há presença de instabilidade hemodinâmica grave, refratariedade ao manejo conservador, dúvida diagnóstica e infecção da coleção.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
UFRR - Roraima - Brasil
Autores
MATEUS DE OLIVEIRA LOPES, Givaggo Henrique Rodrigues da Silva, Marcello Santos da Silva, Lucas Duate, Helder Teixeira Grossi