Dados do Trabalho


TÍTULO

COMPARAÇAO DOS VALORES PRE E POS OPERATORIOS DE PEPTIDEO C E HEMOGLOBINA GLICOSILADA DE PACIENTES DIABETICOS E NAO DIABETICOS SUMETIDOS A CIRURGIA BARIATRICA

OBJETIVO

Com o presente estudo, tem-se por objetivo avaliar a magnitude da cirurgia bariátrica para o controle da produção de insulina – por meio da dosagem de peptídeo C – e, ainda, seus efeitos sobre a Hemoglobina Glicosilada (HbA1c) em pacientes diabéticos ou não diabéticos participantes.

MÉTODO

Estudo longitudinal prospectivo, realizado entre agosto de 2017 a julho de 2018, cujos sujeitos eram pacientes de um hospital público de Manaus- AM submetidos à cirurgia bariátrica. A coleta de dados de identificação, bem como das variáveis laboratoriais (em especial o peptídeo C e a HbA1c) ocorreu por meio de formulário eletrônico após a leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

RESULTADOS

Dentre o sujeitos inclusos, metade tinham diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), e faziam uso regular de medicamentos hipoglicemiantes. Quanto a estes pacientes, foi observado que apesar da perda importante de peso, seus valores de peptídeo C não sofreram grandes alterações ao decorrer do período após a realização da cirurgia. Este levantamento também foi observado nos pacientes não diabéticos. Contudo, em todos os pacientes, os valores de HbA1c tiveram um comportamento de diminuição progressiva ao longo de seu acompanhamento pós-operatório.

CONCLUSÕES

Com base nos resultados, concluiu-se que a cirurgia bariátrica promove fortemente a perda de peso, o que é, por si só, um fator importante a ser avaliado no tratamento da obesidade em todos os pacientes, sejam estes diabéticos ou não. Além disso, pode também contribuir para a atenuação progressiva de parâmetros que denotam alto risco de desenvolvimento de uma grande comorbidade do paciente obeso não diabético. Contudo, seu potencial terapêutico para correção do DM2 deve ser estudado e avaliado individualmente, tendo em vista as condições e evoluções que diferenciam cada caso clínico.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

Universidade Nilton Lins - Amazonas - Brasil

Autores

Júlia de Oliveira Chixaro, Márcio Valle Cortez, Wei Tsu Havim Chang Colares, Estefany Pimentel da Silva, Yago Pimenta da Silva, Larissa Pessoa de Oliveira, Daniel Oliveira Brown, Thaís de Arruda Reinehr