Dados do Trabalho


TÍTULO

ADRENALECTOMIA BILATERAL VIDEOLAPAROSCOPICA NA SINDROME DE CUSHING ACTH INDEPENDENTE

INTRODUÇÃO

Hiperplasia macronodular bilateral de adrenais é causa de menos de 2% de síndrome de Cushing endógena. A doença é caracterizada por adrenais aumentadas, com múltiplos nódulos não pigmentados geralmente maiores de 10 mm de diâmetro, podendo alcançar até 40 mm. Sua patogenia envolve alterações genéticas e em receptores hormonais aberrantes produtores de ACTH no parênquima adrenal. Geralmente é diagnosticada como incidentaloma sem manifestação clínica, e tem como diagnóstico diferencial adenomas, feocromocitoma, metástase, hiperplasia adrenal congênita e linfoma. O tratamento é usualmente a adrenalectomia cirúrgica.

RELATO DE CASO

A.N., feminina, 49 anos, hipertensa e hipotireoideia, apresentou-se com miastenia bilateral e dor em membros inferiores, deformidades ósseas, quedas da própria altura, insônia e perda capilar iniciados há sete anos. História de fraturas espontâneas por osteopenia acentuada, com osteossíntese com prótese em duas ocasiões por má consolidação. Foi investigada dermatopolimiosite mas, sem comprovação diagnóstica, fez tratamento alternativo, com melhora parcial dos sintomas. Há dois anos procurou novamente assistência médica, sendo aventada hipótese de adenoma de adrenal causando síndrome de Cushing endógena. Realizada tomografia computadorizada de abdome, que sugeriu hiperplasia macronodular bilateral de adrenais por formações nodulares de baixa densidade impregnadas por contraste bilateralmente. RM de crânio e sela turca sem alterações hipofisárias e hipotalâmicas. Cateterismo adrenal com dosagem hormonal seletiva não foi realizado devido alto custo e indisponibilidade no Sistema Único de Saúde. Como conduta foi realizada adrenalectomia bilateral videolaparoscópica. O histopatológico da peça cirúrgica confirmou o diagnóstico. Em um mês de pós-operatório, a paciente apresentou melhora sintomática e teve um único episódio de insuficiência adrenal. Está em desmame de prednisona com 40mg/dia, e em uso de fludrocortisona 0,2mg/dia.

DISCUSSÃO

Embora seja uma afecção de baixa prevalência, faz-se necessário o conhecimento da síndrome de Cushing ACTH independente e seus diagnósticos diferenciais, como a hiperplasia macronodular adrenal. A diagnóstico correto e indicação cirúrgica precisa são fundamentais para o bom prognóstico. A adrenalectomia bilateral videolaparoscópica é padrão-ouro, em vista do melhor controle álgico e evolução pós-operatória, assim como menor tempo de internação.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE - UERJ) - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Carlos Manoel Pedra Petto Gomes, Yasmin Duarte Bogossian, Beatriz Cunha Marendaz Rodrigues, Paulo Roberto Falcão Leal