Dados do Trabalho


TÍTULO

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS CASOS DE OBITO POR CANCER DE BOCA E OROFARINGE NA BAHIA NO PERIODO DE 2014 A 2018.

OBJETIVO

Avaliar os casos de óbito por neoplasia maligna da boca e orofaringe no estado da Bahia no período de 2014 a 2018.

MÉTODO

Trata-se de um estudo descritivo, baseado em dados secundários, notificados no Sistema de Informações Hospitalares do SUS (SIH/SUS) do Ministério da Saúde.

RESULTADOS

Durante o período de 2014 a 2018, houve um total de 783 óbitos, sendo que desde 2014 houve uma redução de 156 para 150, ou seja, de 1,04%. No entanto, essa diminuição não foi linear, visto que o maior número foi observado no ano de 2017, no valor de 186. Em relação à estratificação por sexo, um maior número de óbitos ocorreu consistentemente durante todo o período no sexo masculino, totalizando 577, comparado a 206 entre as mulheres. Quanto à faixa etária, a maioria das mortes acometeu pacientes entre 50 a 59 anos (32,2%). Além disso, aproximadamente 66% do total de óbitos foram de indivíduos pardos.

CONCLUSÕES

Conforme os dados apresentados, conclui-se que o perfil epidemiológico das internações por câncer de boca e orofaringe na Bahia apresenta predominância significativa do sexo masculino, como também pacientes entre 50-59 anos e de cor parda. O aumento do número de internações está associado a fatores como maior expectativa de vida, melhores condições de acesso aos serviços de saúde, aprimoramento dos sistemas de notificação e incapacidade de prevenção e detecção precoce da doença.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Faculdade de Medicina da Bahia - Bahia - Brasil

Autores

Carolina Matos Dórea, Diego Lopes Paim Miranda, Dyonatas Rodrigues da Mata, Izadora de Jesus Oliveira, Hanna Mina dos Santos Corrêa, Rafaela Manuela Barreto Suarez Solla