Dados do Trabalho


TÍTULO

DUODENECTOMIA SEGMENTAR NA RESSECÇAO DE GIST DUODENAL: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O tumor estromal gastrointestinal (GIST) corresponde a apenas 3% de todas as neoplasias malignas do sistema digestório. O acometimento duodenal é raro, sendo o estômago o órgão com maior incidência de GIST. Relata-se a seguir um caso de GIST de duodeno por um achado endoscópico a partir de sintomas inespecíficos.

RELATO DE CASO

LSR, 34 anos, sexo feminino, parda, chega ao serviço de cirurgia oncológica com quadro de epigastralgia há 11 meses, sem melhora com tratamento clínico. Nega outros sinais ou sintomas e comorbidades. Durante investigação, EDA evidenciou lesão subepitelial em segunda porção de duodeno, endurecida, recoberta por mucosa e sinal de tenda negativo. Tomografia descreve lesão como formação nodular sólida em retroperitônio à direita da linha mediana, de 2,4x2,6 cm, de efeito compressivo sobre arco duodenal e face anterior de veia cava inferior, de natureza a esclarecer. Optado por laparotomia exploradora para ressecção de lesão. Durante transoperatório foi evidenciado massa em submucosa na 3ª porção duodenal e linfonodomegalia peripancreatica. Realizada linfadenectomia peripancreatica e duodenectomia segmentar com ressecção de lesão com margem e posterior anastomose duodenal primária e passagem de sonda nasoenteral posicionada posterior a anastomose. Material enviado para congelação, sugestivo de neoplasia de células fusifomes, provável GIST, e linfonodos negativos para neoplasia. Realizada tomografia com contraste oral de abdome no 7º DPO sem evidência de fístula. Paciente recebeu alta no 10° DPO com dieta via oral pastosa e sonda nasoenteral. Achados histopatológicos evidenciaram fragmento medindo 4,0x2,8x2,5 cm, consistente com GIST, apresentando atipias leve/moderadas, baixa atividade mitótica, celularidade moderada, sem invasão vascular ou perineural, margens livres e linfonodos negativos.

DISCUSSÃO

Os GISTs duodenais são responsáveis por apenas <5%, mas constituem 30% dos tumores duodenais primários. A sintomatologia geralmente apresenta-se pela dor abdominal devido ao quadro obstrutivo, anemia ou sangramentos de ulcerações. Caracteriza-se como uma massa delimitada na submucosa, com achado histopatológico de células fusiformes, e o tamanho médio de 6 cm. A ressecção cirúrgica é o método de escolha para o tratamento de todos os casos de GIST, sendo ressecção completa de tumores primários curativa. A duodenectomia segmentar e duodenopancreatectomia, são os procedimento cirúrgicos mais indicados, sendo o primeiro mais indicado devido a menor morbidade operatória e com resultados oncológicos compatíveis. Entretanto, a indicação do procedimento depende do tamanho do tumor, os ≤ 5 cm são favoráveis a ressecções limitadas. Diante do caso relatado, percebe-se um quadro sintomático inespecífico, numa faixa etária não prevalente, mas com características radiológicas suspeita ao GIST e confirmado com biópsia, classificado com baixo grau de malignidade. Foi optado por um tratamento cirúrgico curativo, sem indicação de tratamentos quimioterápicos adjuvantes.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO ANTUNES - HUPAA/UFAL - Alagoas - Brasil

Autores

TADEU GUSMÃO MURITIBA, JOSÉ CARDOSO CAVALCANTE JÚNIOR, CAROLINE CARVALHO FERRO, REGINALDO MELO FILHO, CLAUBIANO CIPRIANO MOURA, IGOR LIMA RIBEIRO , ADRIANA MELO BARBOSA COSTA, MARIA CAROLINA SANTOS MALAFAIA FERREIRA