Dados do Trabalho


TÍTULO

SINISTROPOSIÇAO DA VESICULA BILIAR : RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

Com o advento da cirurgia videolaparoscópica tornou-se ainda mais imperioso o conhecimento detalhado não só da anatomia normal, como também das possíveis variações anatômicas da região onde se quer intervir. A vesícula biliar, de um modo geral, encontra-se na porção ínfero-anterior do fígado, no lobo direito e projeta-se à parede abdominal anterior a nível da 9a costela direita e linha hemiclavicular direita. No colo da vesícula biliar pode existir uma saculação chamada de infundíbulo da vesícula biliar (bolsa de Hartmann), a qual pode predispor à formação de cálculos nesta região. Descrita pela primeira vez em 1886 por Hochstetter, a vesícula biliar do lado esquerdo continua a ser uma entidade rara. Em um estudo multicêntrico em pacientes submetidos à colecistectomias videolaparoscópicas, sua prevalência foi 0,3%.

RELATO DE CASO

Paciente, sexo feminino, 39 anos, natural de Marechal Deodoro – AL e procedente de Maceió – AL. Sem comorbidades conhecidas, foi admitida no hospital, em caráter eletivo, para realização de colecistectomia videolaparoscópica por colelitíase manifestada por cólica biliar há 1 ano, sendo último episódio há 3 meses. Nega colúria, icterícia e acolia fecal. Exames laboratoriais de função hepática e enzimas canaliculares dentro dos padrões da normalidade, assim como os demais exames pré-operatórios. A ultrassonografia de abdome mostrava vesícula biliar de paredes finas, com cálculos em seu interior, hepatocolédoco de calibre normal, não tendo sido evidenciada sua sinistroposição. Foi submetida a colecistectomia videolaparoscópica com introdução de 4 trocáteres nas posições habituais e confecção de pneumoperitôneo. No inventário da cavidade foi evidenciado vesícula biliar com infundíbulo em localização anatômica habitual, corpo e fundo da vesícula localizados à esquerda do ligamento falciforme sob o segmento III hepático. Demais estruturas abdominais sem alterações. A vesícula foi dissecada e descolada do leito hepático, com identificação do ducto cístico e artéria cística. Feita ligadura tripla do ducto cístico e da artéria cística, sendo 2 proximais e 1 distal.

DISCUSSÃO

Há descritos dois tipos de alteração do posicionamento da vesícula biliar: medioposição e sinistroposição. Na medioposição a vesícula biliar é deslocada medialmente para a superfície inferior do segmento IV, mas ainda está à direta do ligamento falciforme. Na sinistroposição a vesícula biliar esta sob o lobo esquerdo (segmento III), à esquerda do ligamento falciforme. Em uma série de 10.235 colecistectomias videolaparoscópicas houve um relato de oito casos de vesícula biliar no lado esquerdo. A vesícula biliar do lado esquerdo (sinistroposição) ocorre como um componente de situs inversus, porém sua identificação isoladamente é uma anomalia muito rara. No caso em questão a paciente apresenta apenas sinistroposição da vesícula biliar.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO ANTUNES - HUPAA/UFAL - Alagoas - Brasil

Autores

TADEU GUSMÃO MURITIBA, ANDERSON TEIXEIRA CAVALCANTE, IGOR DE LIMA RIBEIRO, MARCOS ALENCAR TAVARES, CAROLINE CARVALHO FERRO, ADRIANA MELO BARBOSA COSTA, ANNA KAROLINE ROCHA DE SOUSA, CLAUBIANO CIPRIANO MOURA