Dados do Trabalho
TÍTULO
GLOSSIPIBOMA INTRACAVITARIO: RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
O termo glossipiboma refere-se a uma neoformação a partir de uma matriz têxtil circundada por uma reação inflamatória, caracterizada como uma massa tumoral. O primeiro relato de caso conhecido é datado de 1884, descrito por Wilson, a partir de então vários casos de corpos estranhos surgiram na literatura médica. A incidência de casos é subnotificada, principalmente devido às implicações médico-legais que permeiam tal ocorrência. A sua prevalência alcance cerca de 1:1500 laparotomias. As complicações do glossipiboma envolvem perfuração gastrointestinal, obstrução e suboclusão e peritonite.
RELATO DE CASO
Paciente M.C.M.A., 50 anos, branca, feminino, natural e procedente de Maceió - AL. Há 5 meses foi submetida a laparotomia exploradora referindo dor em andar superior do abdome associado a vômitos. Durante transoperatório foi identificado hemoperitônio maciço e presença de hematomas hepáticos rotos com provável causa rotura hepática espontânea. Foi realizado controle de danos e após recuperação clínica foi rebordada para retirada das compressas. O pós-operatório foi sem intercorrências e após melhora de quadro clinico obteve alta hospitalar. Após 4 meses de cirurgia paciente referiu dor em região epigástrica. Apresentava-se em estado geral regular, ausculta cardíaca e respiratória sem alterações. Abdome flácido, depressível, doloroso a palpação difusamente, ausência de visceromegalias. A TC demonstrou achados de duas coleções de paredes definidas e conteúdo heterogêneo com imagens hiperdensas de permeio, junto a parede anterior de corpo gástrico (13x6x6,1 cm) e outra junto a face ântero-superior do baço (8,1x8,9x6,9 cm). Paciente submetida a laparoscopia diagnóstica com achado de bloqueio de omento anteriormente a pequena curvatura gástrica entre lobo hepático esquerdo e vasos esplênicos e outro bloqueio próximo ao espaço subfrênico. Após deslocamento de ambos bloqueios foi evidenciado secreção purulenta e compressas em cada bloqueio envoltas por fibrose. Após retirada de corpo estranho foi realizada lavagem abundante de cavidade com aposição de dreno de sucção. Paciente evolui sem intercorrências no pós-operatório com melhora do quadro clinico e foi encaminhada para seguimento ambulatorial.
DISCUSSÃO
Os casos de glossibipoma apresentam uma incidência em torno de 1:1000 a 1:5000 laparotomia, porém este número é subnotificado devido as implicações legais envolvidas nestas situações, sendo abordada na maioria dos casos com negligência e não como uma possível complicação inadvertida e inerente ao ato operatório. Há medidas para prevenção dos glossipibomas como contagem e recontagem do número de compressas no pós-operatório; exploração exaustiva da cavidade abdominal antes da sutura peritoneal e anotar no prontuário do paciente o número de compressas intrabdominais diante de um “controle de danos”.
Área
URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS
Instituições
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO ANTUNES - HUPAA/UFAL - Alagoas - Brasil
Autores
TADEU GUSMÃO MURITIBA, ERISVALDO FERREIRA CAVALCANTE JÚNIOR, MATHEUS LEITE ROLIM, MARCOS ALENCAR TAVARES, CAROLINE CARVALHO FERRO, CLAUBIANO CIPRIANO MOURA, IGOR DE LIMA RIBEIRO, REGINALDO MELO FILHO