Dados do Trabalho


TÍTULO

O USO DA SIMULAÇAO PARA DESENVOLVER HABILIDADE CIRURGICA VIDEOLAPAROSCOPICA NA GRADUAÇAO DE MEDICINA

INTRODUÇÃO

A videolaparoscópica é uma abordagem cirúrgica menos invasiva, com recuperação mais rápida do paciente, menor tempo de internação, e melhor efeito estético quando comparado a laparotomia. Para o desenvolvimento da técnica é necessário treinamento e conhecimento específicos dadas as particularidades da abordagem laparoscópica.
Segundo Oti et al. (2017) para a formação do cirurgião em vídeo-cirurgia é necessário habilidades de visão bidimensional, devido a perda de percepção de profundidade, limitação de movimentos e adequação aos longos instrumentais. Por ser realidade no dia a dia do cirurgião geral e nas provas de residência médica, o conhecimento básico dessa área na graduação se torna fundamental.

RELATO DE CASO

O trabalho consiste em um relato de experiência da atividade de simulação, desenvolvida na Universidade Potiguar (27/10/18), dividida em duas etapas, teórica e prática. Na primeira abordamos a temática “Princípios da cirurgia videolaparoscópica”, buscando promover um arsenal teórico para a parte prática. Nesse segundo momento foi realizada a oficina de simulação composta por 04 caixas pretas e 03 kits de pinças de cirurgia laparoscópica. Assim, foram desenvolvidas 05 estações, sendo elas: 1) colocação de ligas elásticas em pinos; 2) retirar grãos de feijão de material gelatinoso; 3) treinamento de ponto simples laparoscópico em material sintético ; 4) aplicação de endoloop em dedo de luva; 5) descrever os tempos cirúrgicos de uma colecistectomia videolaparoscópica apresentada em vídeo. Em seguida, foi realizado o último momento (feedbabk), com o objetivo de avaliar o desempenho dos 30 alunos que participaram e revelar formas de evoluir, além de esclarecer dúvidas e demonstrar técnicas para desempenhar com mais facilidade o que foi pedido nas estações.

DISCUSSÃO

A habilidade cirúrgica é fundamentalmente adquirida por meio de exercício contínuo. Levando em consideração tal premissa, foi pensado o uso de uma nova metodologia ativa para moldar os discentes nas técnicas videolaparoscópicas vigentes na atualidade.
Assim, foi proposto e elaborado o circuito de cirurgia laparoscópica, visando, qualificar de forma teórico-prática os acadêmicos nesta área. A fim de possibilitar a aquisição de habilidades como adaptação bidimensional e uma adequação instrumental, característicos do método. Percebeu-se, então, ao longo da atividade uma evolução técnica dos participantes.
Esta experiência constatou a importância da metodologia ativa na construção da formação médica à prática cirúrgica, uma vez que a simulação permite ao estudante colocar em prática o conhecimento teórico adquirido. Diante do exposto, a totalidade dos organizadores e acadêmicos envolvidos constatou a capacidade da simulação em capacitar, sanar dúvidas, atenuar a insegurança na execução das técnicas cirúrgicas e permitir a adesão e o aperfeiçoamento de habilidades específicas para o profissional médico, ampliando e consolidando o conhecimento dos discentes.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

Universidade Potiguar - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Letícia de Oliveira Antas, Rodrigo César Lima de Oliveira, Ana Lívia de Oliveira Dias, Ana Beatriz Silva Monteiro Cavalcanti, Letícia Oliveira Sousa, Amanda Barbetto Medeiros Torres, Georgia Brito de Souza, Aline Vanessa Oliveira do Nascimento