Dados do Trabalho
TÍTULO
TRICOBEZOAR: DIAGNOSTICO DIFERENCIAL DE OBSTRUÇAO INTESTINAL
INTRODUÇÃO
Bezoar é a impactação de material estranho no interior do trato digestivo, originado a partir da ingestão de diversas substâncias.Tricobezoares são compostos de pelos ou cabelos, e adquirem importância por serem agentes causadores de várias patologias como obstruções, intuscepções, sangramentos, perfurações,apesar da raridade desse achado em casos suspeitos de oclusão intestinal.
RELATO DE CASO
Paciente R.F.B, feminino, 7 anos, chega ao Pronto Socorro de Pelotas encaminhada de Jaguarão. Apresentava dor abdominal em fossa ilíaca esquerda, com 05 dias de evolução. Iniciou com quadro clínico de dor abdominal isolada, a qual progrediu – com dois dias de evolução – com vômitos, hiporexia, ausência de flatulência e evacuação e distensão abdominal associadas. Ao primeiro atendimento, solicitou-se Ecografia abdominal, a qual evidenciou imagem hiperecóica à esquerda, sendo a paciente transferida de serviço.À chegada ao atendimento em Pelotas, evidenciou-se leucocitose com desvio à esquerda e Rx abdominal mostrando sinais de obstrução intestinal sugestivo de Áscaris.Para estudo complementar, foi realizada TC abdominal, com contraste, a qual evidenciou distensão de alças do intestino delgado com espessamento parietal segmentar.A paciente então foi internada na UTI pediátrica com suspeita de quadro obstrutivo, em virtude da piora do quadro clínico foi iniciado ceftriaxone, metronidazol e albendazol. Não apresentando melhora clínica, a equipe cirúrgica foi discutir o caso com o radiologista, que então, com base no exame de imagem levantou a hipótese diagnóstica de Bezoar. Desse modo, a mãe então foi questionada sobre tal possibilidade, e relatou que nos primeiros anos de vida a paciente costumava colocar cabelos na boca, mas que ao longo do desenvolvimento, o hábito havia sido suspenso a princípio.Então, foi submetida a laparotomiaexploradora, durante o inventário da cavidade, foi evidenciado edema de alças de delgado desde o ângulo de Treitz até a válvula íleo-cecal, grande quantidade de líquido livre intra-abdominal translúcido sem sofrimento de alças intestinais.Realizado enterotomias em íleo terminal e médio com retirada de três tricobezoares.Evolui satisfatoriamente no pós-operatório, sendo avaliada pela equipe da psiquiatria e diagnosticada com transtorno de ansiedade.
DISCUSSÃO
O caso apresentado destaca a importância de se incluírem bezoares entre os diagnósticos diferenciais de dor abdominal, particularmente em crianças de sexo feminino, inseridas em um contexto sociofamiliar facilitador de conflitos psicológicos.Logo, fica claro, que nas etiologias obstrutivas intestinais na faixa etária pediátrica, é necessário enumerar mais de uma hipótese, não somente pela importância epidemiológica, mas avaliar o contexto social.
Área
CIRURGIA PEDIÁTRICA
Instituições
Universidade Católica de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Matheus Gonçalves de Oliveira, Felícia Roberta Sá Britto Antunes, Laura Zago Munhoz, Arthur Ineu Figueiredo, Adrielle Pereira Vincensi, Jonathan Leal Chelminski, Luísa Endres da Cunha, Nivaldo Fontoura Severo