Dados do Trabalho
TÍTULO
LINFANGIOMA CAVERNOSO DE MESENTERIO: UM ACHADO OCASIONAL
INTRODUÇÃO
Os Linfangiomas são tumores benignos, de origem provavelmente congênita, mais comuns em regiões cervical e axilares. São incomuns em localização abdominal e pancreática.O linfangioma intra-abdominal é uma patologia rara, podendo variar de 1:23.000 a 1:120.000 das admissões em hospitais pediátricos. Este estudo visa relatar o caso de um achado ocasional, em um paciente com obstrução intestinal, de linfangioma cavernoso de mesentério.
RELATO DE CASO
Paciente M.B.N., sexo masculino, 7 anos, chega ao Pronto Socorro de Pelotas-RS, relatando quadro de dor abdominal com 18 dias de evolução, a qual iniciou de modo esporádico, sem outras sintomatologias associadas; havia realizado neste período conforme orientação em Unidade Básica de Saúde, tratamento antiparasitário e analgesia. Mencionou que há 24 horas começou a apresentar aumento na intensidade da dor, a qual manifestava-se em cólica, com esforço e dor evacuatória associada. Ao exame físico, presenciou-se dor intensa à palpação profunda, ausência de sinais de peritonite, defesa ou massas palpáveis. Inicialmente, solicitou-se Tomografia Computadorizada de Abdome, com contraste, a qual evidenciou vasos em redemoinho, sugestivas de volvo de alça intestinal. Devido à ausência de flatulência e ato evacuatório, acrescida aos exames complementares, o paciente foi encaminhado para a Laparotomia Exploradora. Durante o inventário da cavidade comprovou-se volvo de delgado – as quais foram desfeitas – e a presença de cisto linfático de grande volume na transição íleo-jejunal. Realizou-se, então, enterectomia de alça com cisto linfático e anastomose término-terminal e solicitado exame anatomopatológico da peça cirúrgica – ao resultado, diagnosticou-se Linfangioma Cavernoso de Mesentério, com margens cirúrgicas livres. Após, paciente apresentou boa evolução pós-operatória, recebendo, então alta hospitalar.
DISCUSSÃO
O volvo de intestino delgado, é uma condição pouco frequente além do primeiro ano de vida.O Cisto mesentérico é definido como qualquer lesão cística sendo mais comumente encontrado ao nível do íleo. Os linfangiomas são divididos em simples, cavernosos e malformações macrocísticas, o referido acima apresentava linfáticos dilatados e presença de cápsula, assim classificado como cavernoso. O diagnostico é feito por biópsia, e o principal tratamento utilizado é a excisão cirúrgica a fim de evitar complicações e malignização.
Área
CIRURGIA PEDIÁTRICA
Instituições
Universidade Católica de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
Felícia Roberta Sá Britto Antunes, Laura Zago Munhoz, Bianca Carlos Almansa, Matheus Gonçalves de Oliveira, Marcos Mello Ness, Rodrigo Garcia Barreto Luz, Luísa Endres da Cunha, Nivaldo Fontoura Severo