Dados do Trabalho


TÍTULO

REMISSAO COMPLETA DE ADENOCARCINOMA GASTRICO METASTATICO COM TUMOR DE KRUKENBERG APOS CIRURGIA PALIATIVA – RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O tumor de Krukenberg é uma neoplasia maligna metastática nos ovários que tem origem, na maioria das vezes, gastrointestinal. É caracterizado pela presença de células em anel de sinete produtoras de mucina. O sítio primário na maioria dos casos é o estômago, porém há casos mais raros descritos na literatura de origem em outros sítios como apêndice, cólon, reto, pâncreas e bexiga. Representa 1 a 2% de todos os tumores ovarianos. Os tumores de krukenberg podem apresentar-se de forma assintomática, ou mesmo com sintomas inespecíficos como dor abdominal e ascite. Devido ao quadro clínico genérico e muitos diagnósticos diferenciais, o diagnóstico inicial envolve TC e US abdominal e pélvico, seguido de biópsia de lesão suspeita e estudo anatomopatológico. Dada a natureza metastática e menor taxa de ressecabilidade, um tratamento de intenção curativa para o tumor de krukenberg ainda não foi formalmente estabelecido e, em alguns casos, o tratamento cirúrgico é realizado apenas com intenção paliativa em pacientes sintomáticos.

RELATO DE CASO

Paciente do sexo feminino, 39 anos, tivera sido submetida a cirurgia para retirada de mioma e, durante a cirurgia realizou-se ooforectomia bilateral devido à suspeita intraoperatória de tumoração ovariana maligna, que foi confirmada na avaliação anatomopatológica. Foi realizada endoscopia digestiva alta com biópsia evidenciando adenocarcinoma gástrico com células em anel de sinete (Bormann IV). Apesar de ser uma doença metastática, pelo fato da paciente ser jovem, foi considerado tratamento cirúrgico primário. Foi então realizada gastrectomia total e enteroanastomose em Y de Roux. Após a cirurgia, foi submetida a quimioterapia adjuvante e foram realizadas tomografias de controle a cada 6 meses. Dois anos após a cirurgia, foram identificados sinais de carcinomatose peritoneal. Foi iniciado um novo esquema de quimioterapia paliativa em 8 ciclos. Após o último ciclo, identificou-se remissão da doença peritoneal. A paciente segue em quimioterapia de manutenção e encontra-se há 2 anos e 4 meses sem evidência de doença.

DISCUSSÃO

Na literatura, apenas tumores precoces e sem metástase linfonodal poderiam ser considerados passíveis de cura com a ressecção tumoral. Uma vez que o tumor de Krukenberg, por definição, é de origem metastática, sua ressecção tem propósito apenas paliativo, devendo cada caso ser analisado individualmente, visto que não há consenso na literatura sobre o impacto na expectativa de vida. No caso da paciente, por se tratar de CA de estômago do tipo EC IV, a gastrectomia teria apenas intuito de diminuir dor, sangramentos e obstruções. Contudo, a associação da gastrectomia total e quimioterapia mostrou-se promissora e também aumentou a expectativa de vida. Assim, esse caso demonstra que pode ser importante considerar a cirurgia citorredutora mesmo em pacientes com estadiamento IV, conforme já estabelecido em literatura oncológica para outras neoplasias gastrointestinais.

Área

ESTÔMAGO E DUODENO

Instituições

Liga Acadêmica de Oncologia do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal - Distrito Federal - Brasil

Autores

Amarildo Henrique Conceição Junior, Amanda Gogola Ferreira, Azul Maria Farinã, Bruna Silva Feitosa, Lorena Tavares Ferreira, Mylena Valadares Silva, Alessandra Vanessa Leite Silva, Rodrigo Nascimento Pinheiro