Dados do Trabalho
TÍTULO
PADRONIZAÇAO TECNICA DA HERNIOPLASTIA INGUINAL ROBOTICA
INTRODUÇÃO
A abordagem minimamente invasiva na realização de hernioplastia inguinal apresenta as vantagens de menor dor pós-operatória e mais rápido retorno às atividades habituais quando comparada à via cirúrgica aberta. Entretanto, as maiores dificuldades técnicas impostas pela laparoscopia levam a uma curva de aprendizado mais prolongada, o que limitou a aplicação mais generalizada da via minimamente invasiva para o tratamento da hérnia inguinal. O sistema de cirurgia robótica, ao reduzir as limitações técnicas da via laparoscópica com visualização tridimensional do campo operatório, significativa melhora da destreza do cirurgião, eliminação de tremores e maiores graus de movimentação (semelhantes à mão humana), acrescenta as potenciais vantagens de menor curva de aprendizado, melhores resultados e maior aplicabilidade da via minimamente invasiva na hernioplastia inguinal. Entretanto, uma das desvantagens do procedimento, em estudos comparativos, é o maior tempo de cirurgia quando comparada à hernioplastia inguinal. O objetivo deste vídeo é demonstrar a padronização técnica adotada por nossa equipe com intuito de facilitar o procedimento, maximizar os resultados e reduzir o tempo operatório.
DESCRIÇÃO DO VÍDEO
O vídeo demonstra os passos na realização de técnica padronizada de hernioplastia inguinal com tela por via robótica. O posicionamento do doente é demonstrado, sendo de decúbito dorsal horizontal com 20 graus de Trendelenburg. O posicionamento dos trocartes robóticos é explicado para casos de hérnias direitas, esquerdas e bilaterais. Os materiais utilizados são descritos, bem como a forma de preparo da tela. O acoplamento do sistema de cirurgia robótica da Vinci é feito a partir do lado esquerdo do paciente, em direção à crista ilíaca esquerda. Os passos da cirurgia são demonstrados com ênfase ao reconhecimento da anatomia e das manobras críticas do procedimento.
CONCLUSÃO
A hernioplastia inguinal robótica é um procedimento seguro e eficiente. Apresenta as vantagens de melhor visualização do campo operatório pela tridimensionalidade, mais eficiente manipulação dos tecidos e maior facilidade de realização de manobras devido a maior ergonomia e mais graus de movimentação. A potencial menor incidência de recidivas e mais rápido retorno do paciente às suas atividades habituais costuma ser contraposto por tempos cirúrgicos mais prolongados quando comparada à hernioplastia inguinal laparoscópica. Neste contexto, a padronização do procedimento, a padronização dos materiais utilizados e o ganho de experiência propicia redução o tempo cirúrgico da via robótica e aumento da aplicabilidade e vantagens do emprego da plataforma de cirurgia robótica na hernioplastia inguinal minimamente invasiva.
Área
PAREDE ABDOMINAL
Instituições
Hospital Nove de Julho - São Paulo - Brasil
Autores
RODRIGO CAÑADA SURJAN, FABIO FERRARI MAKDISSI, IZABELLA BRAZ MARTINS SILVA, TIAGO BASSERES, SERGIO DO PRADO SILVEIRA, MARCEL AUTRAN MACHADO