Dados do Trabalho


TÍTULO

DIAGNOSTISCO DE TUBERCULOSE ESPLENICA APOS LAPAROTOMIA EXPLORATORIA - RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A tuberculose extrapulmonar trata-se de uma patologia que pode acometer praticamente qualquer órgão intracavitário e cursa com sintomas bastante inespecíficos, resultando em morbidade e mortalidade significativas em decorrência na demora ao chegar em um diagnóstico preciso. A tuberculose esplênica geralmente resulta da disseminação hematogênica em um contexto de tuberculose miliar, com sua disseminação através da veia porta a partir de lesões gastrointestinais, sendo que, a forma micronodular é a mais comum. Essa patologia tem sido favorecida pela resistência de Mycobacterium tuberculosis resistente a múltiplas drogas e à imunossupressão, e cada vez mais presentes no cenário brasileiro.

RELATO DE CASO

Mulher, mulata, 62 anos, previamente hígida que buscou auxílio médico para a investigação de dor e distensão abdominal difusas pelo abdômen. Apresentou desconforto à descompressão, febre e leucocitose. Com a priora progressiva do quadro de abdômen agudo, a paciente foi submetida a uma laparotomia afim de investigar a etiologia dos sinais e sintomas apresentados. A laparotomia de exploração revelou necrose caseosa do baço. Após análise anátomo patológica através da coloração de Ziehl- Nelsen a partir do diagnóstico presuntivo de tuberculose, foi confirmada a presença de bacilos ácidos resistentes, dessa forma concluiu-se que se tratava de um quadro de tuberculose esplênica.

DISCUSSÃO

A tuberculose deve ser sempre considerada como diagnostico diferencial em pacientes com abdômen agudo, pois é capaz de mimetizar uma série de outras patologias e que a identificação e intervenção rápida serão capazes de determinar a vida do paciente.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

Faculdade São Francisco de Barreiras - Bahia - Brasil

Autores

Karoliny Andrade Wobido, Iuri Oliveira Biondi, Dominick Andrade Wobido, Thiago Melo Espirito Santo