Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇAO CRITICA DOS RESULTADOS EM LONGO PRAZO DE TUMORES HEPATICOS MALIGNOS TRATADOS POR HEPATECTOMIA LAPAROSCOPICA CURATIVA

OBJETIVO

Avaliar o impacto delas realizadas por uma única equipe em relação à sobrevida global e tempo livre de doença dos pacientes operados com diferentes tumores malignos hepáticos.

MÉTODO

Foram realizadas 41 hepatectomias laparoscópicas em 40 pacientes com neoplasia maligna entre junho 2006 e janeiro 2019.. Os doentes foram distribuídos em: grupo 1 – metástases colorretais (n=19); grupo 2 – carcinoma hepatocelular (n=9) e grupo 3 – metástases não-colorretais e colangiocarcinoma intra-hepático (n=13) entre junho 2006 e janeiro 2019. As curvas de sobrevida e sobrevida livre de doença foram estimadas. Foram avaliadas também a taxa de conversão, morbidade, mortalidade e recorrência tumoral.

RESULTADOS

A taxa de conversão foi de 5%; a morbidade de 17,5%; a mortalidade pós-operatória de 2,5%; houve recorrência tumoral em 11 casos. As medianas de sobrevida global e de sobrevida livre de doença foram respectivamente de 60 e 46 m, contudo não houve diferença estatisticamente significante dessas variavéis entre os grupos estudados (p>0,05).

CONCLUSÕES

Os resultados em longo prazo da hepatectomia laparoscópica para o tratamento de tumores malignos hepáticos são satisfatórios. Não houve diferença estatisticamente significante quanto às sobrevidas global e livre de doença nos diferentes grupos de neoplasia tratada.

Área

FÍGADO

Instituições

UNB - Distrito Federal - Brasil

Autores

sergio renato Pais-Costa, sergio luiz melo araujo, Olimpia Alves Teixeira Lima, Sandro José Martins