Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA INTERNA POR DIVERTICULO DE MECKEL: RELATO DE CASO.

INTRODUÇÃO

O Divertículo de Meckel (DM) foi descrito pela primeira vez no século XX. Corresponde a um divertículo localizado no intestino delgado devido a uma obliteração incompleta do ducto onfalomesentérico ou vitelino e tem prevalência entre 0.3% e 2,9% na
população geral, acometendo mais homens e crianças. Tem clínica diversificada, diagnóstico difícil e tratamento cirúrgico, sendo recomendado diverticulectomia ou ressecção ileal seguida de anastomose. O objetivo deste trabalho é expor um caso raro de uma hérnia interna gerada pelo DM, as dificuldades do diagnóstico e a terapêutica implantada.

RELATO DE CASO

FSR, 6 anos, sexo masculino, branco, atendido na Santa Casa de Itajubá- MG dia 03/07/2018 com quadro de dor abdominal intensa e vômitos há 1 dia. Ao exame: REG, ativo e reativo, afebril, abdome plano e dor difusa a palpação. Os exames complementares demonstravam leucocitose discreta sem desvio à esquerda, radiografia e tomografia computadorizada de abdome evidenciavam níveis hidroaéreos em alças de delgado. A partir da hipótese diagnóstica de intuscepção ou volvo, foi realizada laparotomia exploradora dia 04/07/2018. A cirurgia foi realizada sob anestesia geral; após incisão mediana e, durante o inventário da cavidade, foi encontrada secreção purulenta e DM com cordão fibrótico até o mesentério, gerando hérnia interna com alças de intestino delgado. Foi feita redução das alças herniadas, as quais estavam viáveis; procedido com secção do cordão fibrótico e diverticulectomia; sutura em dupla camada na incisão da base do divertículo usando nylon 2-0 agulha cilíndrica; após conferência da sutura a cirurgia foi finalizada. O paciente foi mantido internado, manutenção de dieta zero por 24 horas no pós-operatório e em uso de ceftriaxona e metronidazol por 2 dias.

DISCUSSÃO

DM é a anomalia mais comum do trato gastrointestinal, mas, ainda assim, uma condição rara. Pode gerar quadros diversos: hemorragia digestiva, obstrução intestinal e diverticulite. A sintomatologia, geralmente, compreende febre, vômitos, dor abdominal e fezes com sangue, sintomas apresentados em outras causas de abdome agudo. A obstrução intestinal em casos de DM é devido a volvo, intuscepção, estrangulamento de hérnia de Littrie, torção do DM, aprisionamento, estenose, litíase e tumores. Sendo assim, tem seu diagnóstico dificultado, fazendo-se muitas vezes durante o ato cirúrgico. O caso relatado neste trabalho demonstra uma complicação do DM. Hérnias internas são geralmente apresentadas nas regiões transmesentérica, transmesocólica, paraduodenal, pericecal e no forame de Winslow. O DM em questão apresentava um cordão fibrótico que o ligava ao mesentério, formando um “arco” que propiciou a passagem de alças de delgado, formando uma hérnia interna e, consequentemente, obstruindo o intestino. Portanto, é essencial que cada caso seja avaliado individualmente, levando em consideração as variáveis como sexo, idade, características do divertículo, experiência do cirurgião e do serviço que o paciente está sendo assistido.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE ITAJUBÁ - Minas Gerais - Brasil

Autores

JULIANA FERREIRA SANTOS, MATHEUS MACIEL BALLASSINI, LEANDRO HENRIQUE OLIVEIRA ALMEIDA, ALLANA SCALZO MOKARZEL, ALEX VINICIUS CUNHA FIQUEIREDO, MARILIA CAMPOS CARDOSO, LUCIANO CORTEZ PEIXOTO, ROGER SOUSA NILO ALMEIDA ARAÚJO