Dados do Trabalho


TÍTULO

A IMPORTÂNCIA DA INDICAÇÃO CIRÚRGICA RESSECTIVA PRECOCE EM EPILEPSIA FARMACORRESISTENTE NA INFÂNCIA

OBJETIVO

O presente estudo visa enfatizar a importância de realizar precocemente o diagnóstico com a classificação da crise, tratamento e prognóstico adequado de pacientes portadores de epilepsias farmacorresistentes considerando a pseudorefrataridade como recorrente e que se pode aumentar a possibilidade de obter melhor resultado cirúrgico-ressectivo e diminuir potenciais consequências negativas em longo prazo de crises epilépticas persistentes na infância. Visto que a epilepsia farmacorresistente é uma refrataridade de controle de crises epiléticas ao tratamento medicamentoso com Fármacos antiepilépticos (FAE). Possui indicadores como a frequência elevada de crises nas fases iniciais, o início precoce (abaixo de 2 anos) e representa 30% dos casos de epilepsia em crianças. Cerca de 25%-50% dessas se adequam ao tratamento cirúrgico ressectivo que consiste na remoção de parte do tecido cerebral considerada responsável pelas crises que, em maioria, são de origem temporal, bem como outras localizações como nos casos de displasia cortical, tumores de baixo grau, lesões atróficas, malformações vasculares e síndromes. A cirurgia ressectiva é indicada como terapêutica curativa ou paliativa após a identificação da zona epileptogênica por vídeo-EEG, testes neuropsicólogos e neuroimagem, avaliação da resposta aos Fármacos antiepiléticos (FAE) pela má-adesão ao tratamento, utilização inadequada ou frequência e doses insuficientes, por vezes com associações inadequadas, e compará-las com risco-beneficio cirúrgico e os tipos de politerapia associativa, considerando outros tratamentos como calosotomia, hemisferectomia e neuromodulação.

MÉTODO

Revisão bibliográfica realizada com artigos científicos da SciELO publicados no período de 2001 a 2017, utilizando as palavras chaves- epilepsia refratária-tratamento- indicação cirúrgica- qualidade de vida-pediatria.

RESULTADOS

Ocorre resolução em 30-40% dos casos. O êxito da cirurgia depende da ressecção cirúrgica da lesão. Lesões circunscritas, em áreas corticais eloquentes, há melhor prognóstico, podendo ser necessária a intervenção estereotáxica( implante de eletrodos ). Nas lesões extensas, a conduta é direcionada para lobectomia ou quadrantectomia.

CONCLUSÕES

Faz-se importante o tratamento cirúrgico precoce para melhor controle do declínio cognitivo, distúrbios psiquiátricos e desaparecimento das crises convulsivas, com isso proporcionando qualidade de vida e integração social mais adequada para pacientes epiléticos farmacorresistentes.

Área

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Instituições

Famene - Paraíba - Brasil

Autores

Ana Caroline Lemos Da Silva Aguiar BARRETO, Ana Clara Lemos Da Silva Aguiar Barreto, Ana Luísa Malta Dória , Renaly Noronha Lins, Caio César De Andrade Carneiro, Thalita Lustosa de Oliveira Avelino Lopes, Waltemilton Vieira Cartaxo Filho, Maria Clélia Jácome Franca Campos