Dados do Trabalho


TÍTULO

TUBERCULOSE ENTERICA COMO CAUSA DE ABDOME AGUDO: RELATO DE CASO E REVISAO DE LITERATURA

OBJETIVO

Fazer uma breve revisão da literatura sobre tuberculose (TB) intestinal, identificar casos relatados, suas complicações e a condução cirúrgica de cada uma delas. Relatar um caso de abdome agudo por TB intestinal em paciente HIV negativo sem doença pulmonar.

MÉTODO

Os autores incluíram artigos com relatos de caso de tuberculose intestinal com ou sem revisão de literatura. As pesquisas foram feitas nas bases LILACS e PubMed. Selecionados artigos sobre abordagem cirúrgica de casos complicados de TB intestinal, quando estes simulavam abdome agudo ou doença inflamatória intestinal. Foram excluídos relatos clínicos sobre TB disseminada.

RESULTADOS

M. A., 49 anos, masculino, negro, natural do Rio de Janeiro, RJ, apresentou quadro agudo de distensão associada a dor abdominal difusa, pior em região epigástrica, que o fez buscar serviço de emergência onde realizou tomografia computadorizada de abdome evidenciando massa em região epigástrica. Nega perda de peso. Sorologias negativas para HIV. Refere sudorese intensa e tosse seca. Diagnóstico inicial de neoplasia gástrica com necessidade de continuação da investigação. História de tabagismo e uso de drogas ilícitas. Recebeu alta com orientação a prosseguir diagnóstico ambulatorial. Após uma semana do início dos sintomas evoluiu com piora do quadro abdominal, tendo procurado o Hospital Universitário Pedro Ernesto. Na admissão, a radiografia de torax se mantinha dentro da normalidade e a TC evidenciava pneumoperitôneo extenso e massa epigástrica. O paciente foi submetido à laparotomia exploradora, tendo sido encontrado os seguintes achados operatórios: grande massa em cólon transverso, aderida à massa linfonodal, parede gástrica, lobo hepático esquerdo, além de perfuração puntiforme em parede de transverso. Após inventário da cavidade e adesiólise, foi feita rafia primaria da perfuração e hepatectomia atipica com ressecção da massa abdominal. O laudo histopatológico da peça demonstrou infiltrado inflamatório crônico de aspecto granulomatoso, sugerindo tuberculose intestinal. Paciente iniciou tratamento para tuberculose e foi acompanhado a nível ambulatorial.

CONCLUSÕES

A TB intestinal é uma complicação da doença pulmonar, pela deglutição de escarro infectado. A estase fisiológica do íleo e região ileocecal e a alta concentração de tecido linfóide nesta área são os principais fatores pela qual é a região de maior comprometimento. Casos de perfuração livre são pouco frequentes. Relata-se o caso de um paciente imunocompetente com TB de cólon, topografia pouco afetada pela doença. Em casos semelhantes, achados endoscópicos e histopatológicos pré-operatórios devem ser interpretados cuidadosamente e correlacionados com o contexto clínico. O diagnóstico diferencial deve ser feito com retocolite ulcerativa inespecífica, sarcoidose, amebíase, histoplasmose e a doença de Crohn. Quando da presença de massa palpável – 50% dos casos -, neoplasias podem ser a hipótese principal. O tratamento deve ser instituído no pós operatório imediato.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Yasmin Duarte Bogossian , Carlos Manoel Pedra Petto Gomes, Beatriz Cunha Marendaz Rodrigues , Carlos Bernardo Cola