Dados do Trabalho


TÍTULO

SINDROME DE BOUVERET: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

O íleo biliar é uma causa rara de obstrução intestinal mecânica devido a uma complicação incomum da colelitíase. É causada pela impactação intestinal de um cálculo biliar por meio de uma fístula bilioentérica. Ainda que possa obstruir qualquer segmento intestinal, principalmente íleo distal, quando a obstrução ocorre a nível duodenal, é chamado de síndrome de Bouveret.

RELATO DE CASO

Masculino, 97 anos, dor abominal súbita, intensa e difusa por 3 dias, acompanhado de vômitos biliosos, parada de eliminação de fezes e flatus há 2 dias. Ausência de cirurgias prévias. Ao exame físico, moderado estado geral, hemodinamicamente estável, anictérico, com sinais de desidratação, afebril, desorientado em tempo e espaço. Abdome flácido, ruídos hidroaéreos presentes, dor difusa à palpação. À ausculta pulmonar, presença de murmúrios vesiculares diminuídos em bases e roncos esparsos. Leucograma com discreto aumento e ausência de desvio à esquerda. Amilase, enzimas hepáticas e canaliculares dentro dos parâmetros normais. A TC foi sugestiva de intussuscepção da terceira porção duodenal . A endoscopia digestiva alta identificou a existência de uma ampla fístula colecistoduodenal localizada no bulbo duodenal, permitindo a visualização interna da vesícula biliar e descartando a presença de cálculos no interior. Na terceira porção duodenal foi evidenciado um cálculo biliar. Devido ao tamanho do cálculo foi ineficaz a tentativa de sua mobilização para um local mais favorável à laparotomia.No intraoperatório foi tentado ordenhar o cáculo no sentido de estômago e jejuno, a fim de evitar os riscos da duodenotomia. Porém este procedimento não foi possível em função do bloqueio existente na altura da primeira porção duodenal, o qual a vesícula biliar, parcialmente visualizada e bem aderida à primeira porção, formava um bloco inflamatório.A duodenotomia foi realizada na terceira porção duodenal. Fez sepse refratária com provável foco pulmonar e foi à óbito no sexto dia do pós-operatório.

DISCUSSÃO

A síndrome de Bouveret é um evento raro de íleo biliar, definida pela impactação de um cálculo biliar em região duodenal após sua entrada no intestino por um orifício fistuloso. O quadro clínico é inespecífico, sendo necessária a exclusão de outras causas de obstrução do esvaziamento gástrico. A tríade de Rigler, achado patognomônico do íleo biliar, consegue ser visualizada mais precisamente por tomografia computadorizada. Esta tem se mostrado a modalidade diagnóstica mais acurada, mas a validação de critérios diagnósticos ainda é necessária. O alívio da obstrução é a base do tratamento podendo ser realizado por via laparotomica, laparoscópica ou procedimento endoscópico. A endoscopia digestiva alta seria o método menos invasivo, porém é resolutiva na minoria dos casos de síndrome de Bouveret. A enterolitotomia continua a ser o pilar do tratamento operatório, sendo a enterotomia com retirada do cálculo e enterorrafia um tratamento suficiente e adequado para a grande maioria dos casos.

Área

VIAS BILIARES E PÂNCREAS

Instituições

Hospital Bom Jesus - Paraná - Brasil

Autores

Juliana Dantas, Jonas Takada, Karina Inoue, Francisco Schossler Loss, Fernanda Kreve, Janaína Gatto, Alfredo Luiz Jacomo, Everson Luiz de Almeida Artifon