Dados do Trabalho
TÍTULO
MUDANÇA NO CONHECIMENTO DOS RESIDENTES DE CIRURGIA GERAL APOS CURSO “FOCADO” DE 2 HORAS DE E-FAST NA SALA DE TRAUMA
OBJETIVO
Nossa hipótese é que é possível transmitir informações essenciais que permitam ao residente de cirurgia realizar o eFAST em vítimas de trauma através de um curso de duas horas de eFAST “point of care”.
MÉTODO
Este é um estudo individualizado, intervencionista e longitudinal prospectivo realizado em setembro de 2017 no Serviço de Emergência da ISCMSP, com a aprovação do comitê de ética em pesquisa. Foram oferecidas inscrições gratuitas para o curso de eFAST “point of care” para 20 residentes (R1 e R2) de cirurgia geral da instituição que concordaram em participar do estudo assinando o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido). O curso de duas horas foi montado com 60 minutos de atividades teóricas e 60 minutos de atividades práticas, QUE foram realizadas em voluntários sadios que assinaram o TCLE. O conteúdo inclui informações que capacitem o aluno a realização prática do procedimento, baseado nas indicações de uso clínico, além de uma miniapostila.
O instrutor do curso prático é um cirurgião geral com experiência em atendimento ao traumatizado, certificado pela Sociedade Panamericana de Trauma como instrutor do curso USET(ultra-som em emergência e trauma) e a parte teórica coube à residente responsável pelo projeto que realizou curso prévio de USG na sala de trauma e se responsabilizou em montar a apresentação do curso. A avaliação foi estruturada em provas de habilidades clínicas e práticas em medicina (OSCE) aplicadas nos residentes de cirurgia geral antes e após o curso proposto. Os inscritos realizaram dois pré-testes antes do início curso e três pós-teste após o mesmo, sendo o teórico composto por 10 questões de múltiplas escolha, o de imagem por 10 vídeos e o prático compreendendo 10 pontos a serem avaliados na realização do eFAST. A análise estatística foi realizada pelo estatístico da FCMSCSP.
RESULTADOS
Vinte residentes aceitaram participar do projeto, destes, um não realizou o teste pré curso eFAST “point of care” teórico por chegar após a realização do mesmo. Todos os demais testes foram realizados pelos 20 residentes. As notas foram dadas de 0 a 10 de acordo com o acerto das questões, sendo para cada questão atribuído 1 ponto, tanto nas teóricas, quanto no vídeo e na prática.
Foram realizadas médias, mediana, desvio padrão da média e diferença entre as notas. Com isso, foi possível visualizar a diferença das notas antes e após o curso eFAST “point of care” podendo mostrar que houve mudança através dos Boxsplot; e, através do teste de Wilcoxon, verificou-se que essa mudança foi positiva e significante para um p<0,05.
CONCLUSÕES
O curso eFAST “point of care” de 2 horas para a avaliação inicial ao traumatizado desenvolvido pelo estudo teve impacto positivo nas avaliações teórica, de imagem e prática nos residentes de cirurgia geral.
Área
TRAUMA
Instituições
SANTA CASA SÃO PAULO - São Paulo - Brasil
Autores
GIOVANNA ZUCCHINI RONDINI, JOYCE FRANCISCO, JOSE GUSTAVO PARREIRA, JOSE CRUVINEL NETO, JOSE CESAR ASSEF