Dados do Trabalho
TÍTULO
HEPATECTOMIA PARCIAL DIREITA COM RESSECÇAO DE PORÇAO DO DIAFRAGMA POR VIDEOLAPAROSCOPIA
INTRODUÇÃO
Desde 1716, ano que se realizou uma ressecção hepática parcial por trauma, até a primeira hepatectomia eletiva realizada com sucesso por Langenbuch, passara-se mais de um século. Nesse período, houve aperfeiçoamento das técnicas cirúrgicas principalmente para o controle vascular e da anatomia propriamente dita. Em 1996 se teve o relato da primeira hepatectomia laparoscópica com êxito. A primeira hepatectomia videolaparoscópica do Brasil foi realizada por Kalil em 1997. O objetivo do seguinte relato é demonstrar a técnica utilizada para realizar Hepatectomia Laparoscópica de lesão única de 9,5cm no lobo direito que invadia porção do diafragma, de modo que essa porção também foi retirada por via laparoscópica.
DESCRIÇÃO DO VÍDEO
Paciente homem de 70 anos, hipertenso e com hiperplasia prostática benigna foi submetido à retossigmoidectomia, em 2013, por adenocarcinoma distando 16 cm da margem anal. Estadiamento: T2N0 (metástase hepática em lobo direito ressecável). Realizou Tomografia Computadorizada abdominal que evidenciou lesão única com tamanho de 9,6cm x 8,5cm metastática no segmento VII hepático em lobo direito. Foi realizado três ciclos de quimioterapia (QT) neoadjuvante - FOLFOX. Em novembro de 2017 o paciente foi submetido à hepatectomia direita laparoscópica com ressecção parcial do diafragma devido ao achado de invasão no trans-operatório. No exame histopatológico foi evidenciado metástase colorretal com margens livres. Paciente apresentou boa evolução pós operatória.
CONCLUSÃO
O tratamento cirúrgico é a única forma potencialmente curativa para metástases hepáticas, contudo é necessário levar em conta a anatomia vascular e o volume remanescentes após a ressecção do tecido afetado além de avaliar com atenção as estruturas adjacentes invadidas pela neoplasia. No caso em questão o nódulo abrangia segmento VII segundo a divisão funcional proposta por Couinaud, com achado intraoperatório de invasão diafragmática no lobo direito. Após a hepatotomia foi realizada a sutura do diafragma em dois planos após a passagem de dreno de tórax. O fígado é o principal foco de metástases dos tumores colorretais e a ressecção de estruturas adjacentes varia de acordo com o local de desenvolvimento do nódulo. Por fim, a hepatectomia direita por via laparoscópica é factível por equipe treinada e com experiência em cirurgia hepatobiliopancreática e laparoscopia avançada.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
Universidade Federal de Santa Maria - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
João Victor Guimarães Almeida, Lucas Feijo Pereira, Ricardo Cechin Garay, Eduardo Townsend, Camila Gueresi Trevisan, Gustavo Heimerdinger