Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE DO EFEITO DO EXTRATO DE DALBERGIA SUBCYMOSA NA CICATRIZAÇAO DE FERIDAS CUTANEAS EM RATOS.

OBJETIVO

Analisar o efeito do extrato hidroalcoólico liofilizado de Dalbergia subcymosa no processo de cicatrização de feridas cutâneas em ratos.

MÉTODO

15 ratos foram randomicamente distribuídos em 3 grupos: Grupo controle negativo (GCN), Grupo controle positivo (GCP) e Grupo Dalbergia (GD), cada um composto por 5 animais. Todos os grupos foram submetidos a criação de ferida cutânea (2cm x 2cm) utilizando-se carimbo para marcação da pele e bisturi frio para excisão do retalho cutâneo do dorso dos animais. O GCN foi tratado com soro fisiológico 0,9%, o GCP com Dersani® e o GV com o extrato da Dalbergia subcymosa a 4%, sendo todos aplicados 1 vez ao dia na dose de 0,2 mL sobre a ferida. Foi feito o registro fotográfico das feridas no 7º, 14º e 21º dia pós-operatório para posterior mensuração da sua área (cm²) através do Software Image J®. No 21º dia pós-criação da ferida foi realizada a eutanásia dos animais e coleta do retalho cutâneo para analise histológica (hematoxilina-eosina e Tricrômio de Masson). Os reultados da área da ferida foram analisados através do Teste de Variância de Kruskall-Wallis (Dunn) e dos padrões histológicos pelo Teste G de independência (Análise de Resíduos do Qui-Quadrado).

RESULTADOS

No que diz respeito à área das feridas, o GD obteve resultados estatísticamente significativos quando comparado ao GCP no 14º (p 0,017) e 21º dia (p 0,020). Quanto a análise microscópica, não houve relevância estatística.

CONCLUSÕES

A partir da análise macroscópica é possível concluir que o extrato hidroalcoólico liofilizado de Dalbergia subcymosa a 4% apresentou influência positiva no processo de cicatrização de feridas cutâneas em ratos Winstar, no 14º e 21º dia pós confecção da ferida, quando comparados ao Dersani®, um composto de escolha para tratamento tópico de feridas cutâneas limpas em processo de cicatrização por segunda intenção. No entanto, são necessários outros estudos com melhor acurácia na análise microscópica para determinar a real influencia desse extrato no processo de cicatrização cutânea de ratos.

Área

EXPERIMENTAL / PESQUISA BÁSICA

Instituições

Centro Universitário do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

Mateus Paes Teixeira, Rosa Helena de Figueiredo Chaves, Maíra Khoury Evangelista, Marcieni Ataide Andrade, Hanna Machado da Silva, Lucas Villar Pedrosa da Silva Pantoja, Glenda Figueira Guimarães, Ulisses Vale Sá Junior