Dados do Trabalho
TÍTULO
UNCINECTOMIA ROBOTICA PARA TRATAMENTO DE NEOPLASIA CISTICA MUCINOSA PANCREATICA
INTRODUÇÃO
As neoplasias císticas mucinosas pancreáticas são lesões geralmente grandes, septadas e com paredes espessas, sem continuidade com os ductos pancreáticos e que acometem de forma mais frequente mulheres e ocorrem em sua maioria no corpo e cauda pancreáticos. Dados de literatura demonstram que entre 7 e 36% destas lesões abrigam focos de câncer invasivo ao diagnóstico, sendo o tratamento cirúrgico indicado para este tipo de lesão cística pancreática. Entretanto, seu comportamento biológico costuma ser oncologicamente favorável e o risco de envolvimento linfonodal baixo. Desta forma, em pacientes com lesões mucinosas pequenas, sem nódulos murais e sem linfonodomegalias no estadiamento por exames de imagem, pancreatectomias com máxima preservação de parênquima podem ser realizadas de modo a evitar insuficiência pancreática pós-operatória, ainda assim mantendo eficácia oncológica. Neste contexto, apresentamos uma uncinectomia realizada por via totalmente robótica para tratamento de neoplasia cística mucinosa de processo uncinado do pâncreas, um procedimento que pode ser uma alternativa menos invasiva e eficiente à realização da pancreatoduodenectomia.
DESCRIÇÃO DO VÍDEO
O vídeo demonstra a realização de uma uncinectomia pancreática totalmente robótica para tratamento de neoplasia cística mucinosa em processo uncinado do pâncreas em um paciente masculino de 65 anos. Toda avaliação através de exames de imagem (ultrassonografia, ressonância magnética e ultrassonografia endoscópica com biópsia por agulha fina) são mostrados, esclarecendo a indicação de cirurgia e a proposta cirúrgica. O posicionamento do doente, o posicionamento dos trocartes e o docking do sistema de cirurgia robótica da Vinci Xi são demonstrados. Os passos cirúrgicos são expostos, desde lise de aderências resultantes de biópsia eco-endoscópica prévia até os reparos anatômicos fundamentais, bem como a realização de ultrassonografia intra-operatória e fluorescência e manobras de acesso ao processo uncinado e sua secção. Retirada da peça cirúrgica e imagens da anatomia patológica são mostrados, e o aspecto final operatório e evolução pós-operatória esclarecidos.
CONCLUSÃO
Até o presente, apenas um artigo em língua inglesa relata a realização de uncinectomia pancreática por via robótica. Este é o primeiro relato da realização de uma ressecção isolada de processo uncinado do pâncreas por via totalmente robótica para tratamento de neoplasia cística do pâncreas. A utilização de via minimamente invasiva, a preservação máxima de parênquima pancreático, bem como a utilização de plataforma de cirurgia robótica com todas suas vantagens frente a laparoscopia convencional (visualização tridimensional, mais graus de movimentação das pinças, eliminação de tremores, melhor ergonomia), fazem com que este procedimento possa ser realizado de forma segura, eficiente, e com ótima recuperação física e fisiológica pós-operatória.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
Hospital Nove de Julho - São Paulo - Brasil
Autores
RODRIGO CAÑADA SURJAN, FABIO FERRARI MAKDISSI, IZABELLA BRAZ MARTINS DA SILVA, TIAGO BASSERES, SERGIO PRADO SILVEIRA, MARCEL AUTRAN MACHADO