Dados do Trabalho


TÍTULO

CORREÇAO CIRURGICA DE ANDROGENIZAÇAO DE GENITALIA FEMININA POR AUTOADMINISTRAÇAO HORMONAL: UM RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A expansão do culto à forma física gera problemas de saúde pública advindos da utilização indiscriminada de medicações controladas com fins estéticos. É o caso dos Esteróides Anabólicos Androgênicos (EAA) sintéticos, derivados da testosterona, que atuam primariamente sobre os receptores androgênicos, os quais geram benefícios a essas práticas, mas efeitos colaterais importantes, como retratados no presente estudo de correção cirúrgica de hipertrofia clitoriana e de estruturas anexas secundária a uso de EAA.

RELATO DE CASO

R.L.O, 49 anos, mulher, solteira, G2P2A0, histórico de uso de Oxandrolona VO 30 mg/dia nos últimos 2 anos com 2 meses de "wash out" entre os ciclos e Primobolan 400mg/semana durante 8 semanas, praticante de musculação apresentou quadro de hipertrofia de clitóris e anexos (frênulo, prega lateral e prepúcio). Ao exame físico, acne em face e colo, pilificação aumentada em terço inferior da face e pescoço, clitóris aumentado, com 2 cm em corte transversal e 4,5 cm em sagital, protruso com sensibilidade preservada.
À anestesia, infiltração dos pequenos lábios e clitóris com Marcaína 0,5%, adrenalina 1:200.000 em 20 ml, seguida de ninfoplastia de pequenos lábios em elipse com hemostasia e suturas contínuas catgut 5-0. Depois, incisão proximal de 0,5 cm entre glande e prepúcio do clitóris e afastamento de estruturas contínuas no plano subcutâneo da fáscia clitorídea, dissecando os corpos cavernosos e expondo todo a porção livre do corpo do clitóris. Em seguida foi feita sua hemostasia e fixação da porção distal do ligamento suspensor do clitóris a planos mais profundos em direção à sínfise púbica por sutura Vicryl 4-0. Por fim, retirou-se os excessos cutâneos do prepúcio do clitóris e sutura no colo da glande com catgut 5-0 contínua seguida da aplicação de curativo com coxim. O resultado pós-operatório de 1 semana cursou com redução de clitóris e pequenos lábios, com ganho estético expressivo e sensibilidade preservada.

DISCUSSÃO

Os efeitos dos EAA abrangem androgenização e anabolismo, sendo por isso utilizados há décadas nos esportes e frequentadores de academias, predominando em jovens de 25 a 29 de ambos os sexos. Os efeitos colaterais desse uso advêm do efeito androgenizante, virtualmente indissociável dos anabólicos e incluem não só a androgenização de genitália feminina por hipertrofia de clitóris e estruturas anexas, a qual foi retratada no presente estudo, mas também engrossamento da voz e pilificação com padrão masculino, irregularidade menstrual, calvície e erupções acneicas, dentre outras.
Dentre os EAA’s, os mais utilizados Estanozolol e Decanoato de Nandrolona são preferidos devido à maior proporção anabólica:androgênica, 30 e 10 respectivamente. Os ésteres de testosterona e Oximetalona, também são comuns. Utilizados de forma combinada e descontinuada.
Tal uso demonstra importantes perigos para a população leiga e por isso esse estudo procura alertar a comunidade científica a respeito das possíveis repercussões cirúrgicas e seus manejos.

Área

CIRURGIA PLÁSTICA (Inclusive neoplasias malignas de pele)

Instituições

UniCEUB - Distrito Federal - Brasil

Autores

Marcela Moreira Ribeiro, Vitor Coletty dos Santos, Lúcio Marques da Silva, Felipe de Lacerda Pereira