Dados do Trabalho


TÍTULO

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES DOIS ANOS APOS UMA CIRURGIA BARIÁTRICA

OBJETIVO

A obesidade é uma doença multifatorial, relacionada com distúrbios de ordem genética, socioambiental e também ao estilo de vida. Tal fato merece destaque a todos engajados na área da saúde, visto que a doença não ataca somente problemas físicos relacionados ao ganho de peso. Para o manejo ideal da comorbidade é necessária a análise do indivíduo como um todo, realizando o acompanhamento de doenças metabólicas, cardiovasculares e suas particularidades. Também, há de se ter um cuidado com a qualidade de vida dos pacientes, que muitas vezes é deixada de lado pelas adversidades da doença. Portanto, sendo a cirurgia bariátrica um dos tratamentos para a obesidade, o objetivo deste trabalho é investigar o bem-estar dos pacientes após o procedimento.

MÉTODO

O presente trabalho trata-se de um estudo transversal com análise de 40 pacientes, tendo pelo menos 24 meses desde a realização da cirurgia bariátrica. O questionário usado para medir a qualidade de vida foi o WHOQOL-bref (World Health Organization Questionnaire Quality of Life). A análise estatística foi realizada com o SPSS 17, os testes de student t, Pearson e ANOVA também foram realizados.

RESULTADOS

A amostra é composta por 36 mulheres e 4 homens, a idade média é de 41,6 anos (±8,3). A diferença média no peso antes e depois da cirurgia foi de 56,2 kg (±20,2) e o Índice de Massa Corporal foi de 21 (±7), p < 0,001. Para qualidade de saúde física os participantes em média pontuaram 3,5 (±0,4), para psicológico 3,6 (±0,1), social 4 (±0,8) e ambiente 3,5 (±5), na escala WHOQOL, sem ter relação com o IMC após a cirurgia significante estatisticamente em todas análises (p>0,05).

CONCLUSÕES

A realização deste estudo possibilitou um maior entendimento da realidade que envolve a obesidade e a qualidade de vida, estendendo-se muito além da esfera biológica, interferindo diretamente nos aspectos ambientais, psicológicos, físicos e sociais de cada indivíduo. Esta pesquisa evidenciou que os escores dentro de cada domínio do WHOQOL, em dois anos de pós-operatório, estavam bons, independente do IMC prévio dos pacientes, o que sugere que qualquer indivíduo, apesar do seu IMC, pode ter benefícios em relação ao seu bem-estar após a cirurgia. Além disso, no âmbito social o procedimento se mostrou eficiente, melhorando a percepção dos pacientes quanto a qualidade de vida no lar, no entanto, junto a isso houve um provável aumento nas taxas de divórcio, sendo que 20% dos pacientes informaram alteração no status matrimonial após a cirurgia. Esta taxa é muito acima da do esperado pra população brasileira que corresponde a 1,2% anuais, conforme dados do IBGE. Assim, uma boa possibilidade seria explorar esta relação em outro estudo, confirmando evidências já constatadas anteriormente na literatura, buscando esclarecer esta associação com possíveis alterações comportamentais. Apesar das limitações deste estudo, a presente pesquisa contribui e reforça os conhecimentos relacionados à melhora da qualidade de vida em indivíduos submetidos a cirurgia bariátrica.

Área

CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA

Instituições

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Luiza Zaziki Millani, Ane Caroline Barreto