Dados do Trabalho


TÍTULO

DOAÇAO DE ORGAOS E POTENCIAL DOADOR: CONHECIMENTO DOS ACADEMICOS DE MEDICINA DA USCS

OBJETIVO

As diretrizes curriculares nacionais de 2014, do Brasil, não preconizam que competências específicas relacionadas ao contexto de transplante de órgãos e fluxo de notificação e procedimentos seja desenvolvido em cursos de medicina. Desta forma, o profissional recém-graduado pode sofrer uma defasagem quanto ao tema, resultando no difícil e falho diagnóstico da Morte Encefálica, diminuindo o número de potenciais doadores de órgãos. Este estudo pretende compreender aspectos referentes ao conhecimento dos estudantes de medicina sobre o processo de doação de órgãos e potencial doador.

MÉTODO

Estudo descritivo-exploratório, desenvolvido na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com uma amostra de 374 estudantes (95% IC e margem de erro de 3%), por meio de um instrumento com 15 itens. A amostra é composta por 66,84% estudantes do sexo feminino, com idade mínima de 22 anos.

RESULTADOS

Foi feita uma randomização para a entrega dos instrumentos impressos em papel. Os resultados foram digitados em planilha eletrônica e as estatísticas foram realizadas no software R. 44% dos estudantes receberam alguma informação sobre o processo de doação de órgãos durante a graduação; 91% afirmam que o tema deveria ser obrigatório na graduação; 81% acreditam não estarem aptos a repassar informações sobre o tema e 53% não sabem conceituar morte encefálica. Foram calculadas as correlações (Spearman) entre: o conhecimento referente ao tema (ruim, regular, bom e ótimo) e estar apto a repassar informações sobre o tema (0,5 p-valor < 1% para o 7º semestre de curso); saber conceituar e caracterizar morte encefálica (0,4 p-valor < 1% para o 6º semestre de curso); ter o tema discutido no curso (0,4 p-valor < 1% para o 5º semestre de curso).

CONCLUSÕES

Conclui-se que a instrução e capacitação dos estudantes de medicina e da equipe médica para a condução da conversa com os familiares do doador é uma alternativa para aumentar a taxa de doação de órgãos e o entendimento sobre a relação doação e transplante.

Área

TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS

Instituições

Universidade Municipal de São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil

Autores

Soraia Quaranta Damião, Giovana Agar di Gesu , Cintia Lopes De Moraes, Keity Veloso Fernandes, Regina Albanese Pose