Dados do Trabalho
TÍTULO
INTUSSUSCEPÇAO EM SENTIDO ANTIPERISTALTICO POS GASTROPLASTIA EM Y DE ROUX
INTRODUÇÃO
As cirurgias de gastroplastia redutora com reconstrução em Y de Roux (RYGB), também denominadas de Capella são frequentemente utilizadas no tratamento da obesidade. A secção do estômago proximal, reduzindo o seu volume com a criação de uma bolsa de cerca de 25 ml, deixa o restante do estômago excluído, ocasionando restrição. A divisão do intestino delgado formando uma alça alimentar (alça de Roux) e outra biliopancreática são responsáveis pela má-absorção. A divisão do jejuno é feita em cerca de 100 cm abaixo do ligamento duodenojejunal criando uma alça alimentar. Em seguida, é criada uma jejuno-jejunostomia mecânica latero-lateral a 100-150 cm abaixo da gastrojejunoanastomose. Apesar da técnica ser eficiente, as alterações anatômicas podem trazer complicações precoces ou tardias. Obstruções no intestino delgado após RYGB ocorrem com uma frequência de 0,2 a 4,5%, podendo formar hérnias internas, volvos, aderências e intussuscepções. Intussuscepção é entidade extremamente rara em adultos, representando cerca de 1 a 5% de todas as obstruções do intestino delgado.
RELATO DE CASO
Feminino, 43 anos, hipertensa em uso de IECA, alérgica a metoclopramida e escopolamina. Compareceu ao pronto socorro de um hospital de referência do leste de Minas Gerais encaminhada pela unidade de Pronto Atendimento (UPA) do mesmo município com história de pós-operatório de gastroplastia à Capella há 4 anos, com reintervenção por bridas há 2 anos, e quadro de parada de eliminação de gases e fezes associados à vômitos de estase escurecidos e sinais de peritonite. Sem sinais de síndrome de resposta inflamatória sistêmica (SIRS), estável hemodinamicamente, bom padrão respiratório, com sonda nasogástrica aberta. Frequência cardíaca 85 bpm, pressão arterial 124x78 mmHg e saturação de oxigênio 98%. Realizou tomografia computadorizada (TC) de abdome com intussuscepção intestinal de alças delgadas na fossa ilíaca esquerda com distensão de algumas alças delgadas proximais. Encaminhado à cirurgia geral, onde foi evidenciado em laparotomia exploratória a presença de alça espessada em segmento de jejuno, com intussuscepção de segmento em sentido antiperistáltico, e assim, desfeita a intussuscepção, evidenciada necrose da alça interna, sendo realizada enterectomia segmentar e enteroanastomose em dois planos. Procedimentos sem intercorrências e boa evolução no pós-operatório.
DISCUSSÃO
Ainda é obscura a causa da intussuscepção após o RYGB, e a patogênese é multifatorial. A formação do intussuscepto é relatada como resultado das suturas que podem atuar como “lead points”’. É necessário um diagnóstico rápido e preciso dos casos de obstruções intestinais como complicação da cirurgia bariátrica, seguido de pronta conduta resolutiva. A gastroplastia em Y de Roux apresenta grande utilidade no tratamento da obesidade mórbida, entretanto, deve-se atentar às complicações relacionadas ao procedimento, as quais não podem ser excluídas tanto no pós-operatório precoce quanto tardio.
Área
CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA
Instituições
Hospital Márcio Cunha - Fundação São Francisco Xavier - Minas Gerais - Brasil
Autores
Felipe Aguilar Pinto Dias, Carlaile Soares Franco, Carlos Henrique Quintão Valeriano, Ana Rita Oliveira Passos, Mariane Barbosa Finotti, Gabriella Freitas Cardoso, Maria Clarice Albuquerque Vasconcelos, Ricardo Machado Rocha