Dados do Trabalho


TÍTULO

Câncer de Cólon e Reto– Características Clínicas e analise de sobrevida. Registro Hospitalar de Câncer – Período de 2010 até 2014.

OBJETIVO

Verificar as principais características clinicas da presente amostra. Assim como avaliar os resultados de sobrevida das diferentes opções de tratamento oncológico. Os dados obtidos servem como parâmetro institucional de qualidade da assistência prestada aos pacientes.

MÉTODO

(GPO – HEG: Grupo de Pesquisa em Oncologia)

Hospital Erasto Gaertner, Liga Paranaense de Combate ao Câncer.
Curitiba – Paraná.

O Registro Hospitalar de Câncer do Hospital Erasto Gaertner realiza coleta de dados continua e sistemática desde a admissão do paciente até o seguimento por no mínimo 5 anos. Os casos da presente amostra foram coletados do prontuário único do paciente, no período de Janeiro de 2010 ate dezembro de 2014. Utilizando o sistema desenvolvido pelo INCA – SisRHC, versão 3.2. O sistema gera tabelas de frequência absoluta e relativa, auxiliado pelo programa SPSS para a análise de dados. A determinação do tempo de sobrevida foi avaliada, em meses. A taxa de sobrevida foi calculada pelo método descrito por Kaplan-Meier. As diferenças estatísticas foram testadas pelo teste de Log-Rank.

RESULTADOS

Admitidos 1.316 casos, incluídos neste estudo apenas 40% (524). Corresponde à 5a topografia mais frequente em nosso serviço, sendo 53,4% no sexo masculino e 46,6% no feminino. O pico de incidência acontece aos 63 anos. Quinta e sexta décadas de vidas são mais acometidas. Na admissão 89,9% dos pacientes são virgens de tratamento. O tipo histológico mais comum foi o adenocarcinoma em 92,9%. A distribuição topográfica foi de 9,2% na junção reto sigmoide, 48,9% no reto e o restante, 41,9%, distribuído pelo resto do cólon. Constatamos que 90% dos pacientes realizaram cirurgia em algum momento de sua evolução, e o tratamento oncológico foi combinado em 60,9%. No final da primeira etapa de tratamento 90% dos pacientes estavam vivos. A sobrevida global em cinco anos foi de 49,5%; 45,8% no sexo masculino e 52,5% no sexo feminino. Quanto ao estadiamento, a sobrevida global é significativamente, maior no estádio I em relação ao estádio IV. Apresentando os seguintes valores: ECI 72,2%, ECII 73,3%, ECIII 53,8%, EC IV 11,6%.

CONCLUSÕES

O tratamento cirúrgico e a principal alternativa para controle da doença, porem tem acontecido mudanças nas práticas clínicas da oncologia com alterações significativas no tratamento do câncer colorretal. As mudanças são reflexo do avanço da Medicina no conhecimento dos tumores e nos métodos de tratamento. Com estas mudanças a localização do tumor de cólon passa a ser fundamental para o médico estabelecer a terapia adequada, já que ela muda de acordo com este parâmetro.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Hospital Erasto Gaertner - Paraná - Brasil

Autores

Flavio Daniel Saavedra Tomasich, Phillipe Abreu, Fernando Henrique Oliveira Mauro, Guilherme Augusto Polaquini, Marcelo Tsuyoshi Yamane, Thatiane Litenski, Danilo Saavedra Bussyguin, Thamyle Moda Santana Rezende