Dados do Trabalho


TÍTULO

Impacto do comprometimento linfonodal no câncer colorretal: análise uni e multivariável de fatores influenciadores de sobrevida.

OBJETIVO

Apresentar as características epidemiológicas dos pacientes com tumor de cólon e reto para melhor entendimento dos fatores de risco. Assim como os dados do tratamento oncológico empregado, com ênfase no tratamento cirúrgico realizado.

MÉTODO

(GPO – HEG: Grupo de Pesquisa em Oncologia)

Hospital Erasto Gaertner, Liga Paranaense de Combate ao Câncer.
Curitiba – Paraná.
Estudo descritivo retrospectivo comparativo. Foram incluídos todos pacientes com câncer de cólon e reto submetidos a cirurgia de ressecção no período de set-2009 a dez--2015 no Hospital Erasto Gaertner de Curitiba-PR. Os dados foram expressos como média e desvio padrão ou como mediana e intervalo interquartílico para distribuição não normal. Variáveis numéricas quantitativas foram analisadas com o Teste t de Student. O teste não paramétrico Mann-Whitney U foi utilizado para variáveis numéricas de distribuição não normal. Variáveis categóricas foram analisadas com o teste Qui-quadrado com correção de Fisher. Taxas de sobrevida e sobrevida livre de doença foram estimadas pelo método de Kaplan-Maier e comparadas com o teste de log-rank. Preditores de sobrevida foram identificados com regressão de Cox. Os dados foram analisados com os programas SPSS 23.0 e STATA 15, sendo p<0.05 considerado estatisticamente significativo.

RESULTADOS

Estudo composto por 515 pacientes com mediana de idade de 63.66 (54-71) anos. O sexo masculino representou 267 (51,8%). Apresentavam bom estado geral (P S Zubrod 1 ou 2) 430 (83,5%) pacientes. O estádio clinico se concentrou em II ou III em 61,7% dos casos.
Necessitaram de tratamento neoadjuvante 92 (17,9%) dos pacientes. As opções de acesso para a operação foi 447 casos para cirurgias por via aberta e 68 por via laparoscópica. Os principais procedimentos cirúrgicos foram: retossigmoidectomias (n=322), ileocolectomia direita(n=99), exenteração pélvica(n=48). O tempo cirúrgico médio foi 180 minutos. Complicações pós-operatória graves (Clavien-Dindo 3,4 ,5) aconteceram 108 (21%) casos. O tempo médio de internação de 4 dias e tempo médio de UTI de 1 dia. A mortalidade cirúrgica foi de 25 (4.9%) casos. A média de linfonodos dissecados foi de 9.
O tipo histológico mais comum foi o adenocarcinoma em 491 (95,3%) casos.
O seguimento médio dos pacientes foi de 3,4 anos. A sobrevida em 5 anos foi de 72,4%, na analise univariada foram considerados fatores de risco indicadores de estado geral, estadiamento clinico, linfonodos comprometidos, e complicações pós-operatórias. Já na analise multivariada apenas a presença de linfonodos comprometidos foi significativa.

CONCLUSÕES

Sobrevida em 5 anos de 72,4%, com identificação de fatores de pior prognostico para baixo Performance Status, Risco anestésico elevado, Estadiamento Clinico, linfonodos comprometidos e presença de complicações pós operatórias. Destes fatores o que se mostrou mais consistente foi a presença de linfonodos comprometidos.

Área

COLOPROCTOLOGIA

Instituições

Hospital Erasto Gaertner - Paraná - Brasil

Autores

Phillipe Abreu, Flavio Daniel Saavedra Tomasich, Fernando Henrique Oliveira Mauro, Ewerson Luiz Cavalcanti Silva, Eduardo Da Cás, Maria Julia Macedo Bonatto, Regina Maria Goolkate, Danilo Saavedra