Dados do Trabalho
TÍTULO
INFLUÊNCIA DA IDADE NOS RESULTADOS DO TRATAMENTO CIRÚRGICO PARA O CÂNCER DE PÁNCREAS.
OBJETIVO
Avaliar o impacto da idade dos pacientes diagnosticados com tumor de pâncreas submetidos à duodenopancreatectomia em relação às características clínicas do tumor e a sobrevida após a cirurgia com intuito curativo.
MÉTODO
(GPO – HEG: Grupo de Pesquisa em Oncologia)
Hospital Erasto Gaertner, Liga Paranaense de Combate ao Câncer.
Curitiba – Paraná.
Estudo descritivo retrospectivo comparativo. Para pacientes com câncer de pâncreas submetidos a duodenopancreatectomia (Whipple) durante o período de mai-2005 a jul-2015 no Hospital Erasto Gaertner de Curitiba-PR. Os dados foram expressos como média e desvio padrão ou como mediana e intervalo interquartílico para distribuição não normal. Variáveis numéricas quantitativas foram analisadas com o Teste t de Student. O teste não paramétrico Mann-Whitney U foi utilizado para variáveis numéricas de distribuição não normal. Variáveis categóricas foram analisadas com o teste Qui-quadrado com correção de Fisher. Taxas de sobrevida e sobrevida livre de doença foram estimadas pelo método de Kaplan-Maier e comparadas com o teste de log-rank. Preditores de sobrevida foram identificados com regressão de Cox. Os dados foram analisados com os programas SPSS 23.0 e STATA 15, sendo p<0.05 considerado estatisticamente significativo.
RESULTADOS
Foram analisados 98 pacientes submetidos a duodenopancreatectomia. Destes, 30 pacientes tinham idade inferior a 60 anos (G1) e 68 tinham 60 anos ou mais (G2). A sobrevida global média foi estatisticamente superior no grupo abaixo de 60 anos (p: 0,01). A sobrevida global em 1, 3 e 5 anos foi de 48%, 36%, 23% em não idosos (G1) e 28%, 23%, 13% em idosos (G2) (p=0.01). Os demais fatores analisados, extensão tumoral local, localização da lesão e tempo cirúrgico não mostraram diferença estatisticamente significativa. Fístula e evisceração foram as principais complicações pós-operatórias.
CONCLUSÕES
O adenocarcinoma de pâncreas apresenta taxas de sobrevida global significativamente menores em pacientes idosos.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
Hospital Erasto Gaertner - Paraná - Brasil
Autores
Phillipe Abreu, Flavio Daniel Saavedra Tomasich, Silvio Ivo Testa, Julia Goginski, Maria Julia Macedo Bonatto, Marcelo Tsuyoshi Yamane, Kelre Wannlen Campos Silva Araujo, Guilherme Augusto Polaquini