Dados do Trabalho
TÍTULO
TECNICA EM Y DE ROUX NA CIRURGIA BARIATRICA: UMA REVISAO DE LITERATURA
OBJETIVO
Analisar as consequências benéficas e maléficas da cirurgia bariátrica utilizando a técnica em Y de Roux.
MÉTODO
Foram selecionados artigos científicos obtidos nas plataformas Pubmed e Google Scholar com a proposta de abordar a técnica cirúrgica da derivação gástrica em Y de Roux e suas consequências. As palavras chaves usadas foram: Cirurgia Bariátrica, Y de Roux, Benefícios, Malefícios, Redução, Estômago, Obesidade. Foram excluídos os artigos que tratam da cirurgia usando de outras técnicas operatórias. Em seguida foram analisados os fatores que tenham contribuído para uma melhora ou deterioração na qualidade de vida do paciente.
RESULTADOS
A derivação gástrica em Y de Roux consiste na divisão do estômago em dois segmentos, limitando a quantidade de alimento que pode ser ingerida pelo organismo. Essa divisão ocorre da seguinte maneira: o segmento inicial do estomago é ligado de forma direta ao intestino delgado e o segmento restante que é formado pelo estômago, duodeno e inicio do intestino delgado é conectado ao lado do próprio intestino delgado, formando um Y. Assim, o caminho que o alimento percorre é menor, sendo transportado direto para o intestino não tendo passado pela fase inicial da digestão completa do estômago. A perda ponderal é significante em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica, tendo melhora na comorbidade e qualidade de vida. Outro ponto positivo, é a mudança no perfil alimentar, a qual proporciona maior restrição calórica e grande melhora metabólica. Com essa melhora metabólica, ocorre uma diminuição da resistência a insulina, podendo ocorrer até mesmo sua reversão. O contato precoce do alimento com o intestino distal pode acarretar maior produção de incretinas, podendo melhorar ou reverter o diabetes melito tipo 2. A disfunção da síndrome metabólica é fator de risco para o desenvolvimento de angiopatias, com sua reversão realizada após a cirurgia bariátrica, os riscos para essas doenças serão diminuídos. Na literatura observa-se relato de anemia em cerca de 20% dos pacientes submetidos à cirurgia, bem como valores reduzidos de albumina sérica, fatores que podem ser controlados com o acompanhamento ambulatorial.
CONCLUSÕES
A cirurgia bariátrica realizada pela derivação gástrica em Y de Roux promove uma melhora significativa na saúde do paciente através da perda ponderal, reeducação alimentar, diminuição da resistência à insulina e normalização de alterações antropométricas e laboratoriais utilizadas no diagnóstico da síndrome metabólica. Assim, é indicada para pacientes obesos com objetivo de melhora na qualidade de vida e na exclusão de comorbidades associadas. Observa-se que os benefícios superam as possíveis complicações imediatas decorrentes da cirurgia.
Área
CIRURGIA DA OBESIDADE - METABÓLICA
Instituições
UniCEUB - Distrito Federal - Brasil
Autores
Marcela Moreira Ribeiro, Lina Borges Cavalcante, Vitor Coletty dos Santos, Carolina Ribeiro Fernandes Oliveira, Taryane Barros Alves, Raquel Araújo Carvalho, Angélica Cristina Bezerra Sirino Rosa, Paula Chaves Barbosa