Dados do Trabalho


TÍTULO

ACERTO (JEJUM PRE-OPERATORIO ABREVIADO) FAVORECE REALIMENTACAO POS-OPERATORIA COM MENOR CUSTO DE INTERNACAO HOSPITALAR.

OBJETIVO

Protocolos de abreviação do jejum pré-operatório são cada vez mais adotados por hospitais em todo o mundo. Em hospitais oncológicos há maior dificuldade na implantação de mudanças de protocolos. Realizamos este estudo para avaliar a viabilidade de abreviação do jejum em cirurgias colorretais, bem como o impacto no desfecho cirúrgico dos pacientes.

MÉTODO

estudo prospectivo comparativo randomizado com pacientes submetidos a cirurgias eletivas colorretais por câncer no período de maio a setembro de 2017. Os pacientes foram randomizados eletronicamente em dois grupos de acordo com o jejum pré-operatório a ser adotado: convencional ou abreviado. O grupo do jejum abreviado recebeu 1 dose de maltodextrina na manhã da cirurgia, e outra dose 2h antes do procedimento. O grupo controle permaneceu em jejum desde a noite prévia ao procedimento. Os dados foram expressos como média e desvio padrão. O teste t de Student foi aplicado para variáveis numéricas contínuas. O teste não paramétrico Mann-Whitney foi utilizado para variáveis numéricas independentes com distribuição não normal. O teste do qui-quadrado com correção de Fischer foi empregado para variáveis categóricas. As taxas de tempo para evento foram estimadas pelo método Kaplan-Meier e comparadas com o teste log-rank. Preditores de desfecho foram identificados com regressão Cox. Os dados foram tabulados e analisados através dos sistemas SPSS v23.0 e STATA v15, sendo p<0.05 considerado estatisticamente significativo.

RESULTADOS

Foram incluídos 36 pacientes, sendo 3 excluídos por questões logísticas. Dos 33 pacientes incluídos, 15 seguiram o protocolo jejum abreviado e 18 o jejum convencional. Ambos grupos apresentaram perfis comparáveis (Tabela 1). Nenhum paciente foi submetido a preparo mecânico do cólon. Em 69.7% dos casos a cirurgia envolveu dissecção baixa do reto. Os procedimentos foram equivalentes em relação às variáveis intra-operatórias e complicações graves. O tempo para atingir realimentação plena foi menor para o jejum abreviado (10 vs 16 dias, p=0.001), assim como o tempo de internação hospitalar (2 vs 4 dias, p=0.009). Os custos hospitalares foram menores no jejum abreviado (331 vs 682 reais, p<0.001). A análise univariável revelou correlação entre a realimentação plena e o jejum abreviado [HR 0.29 (IC95% 0.12-0.68] e com a distensão abdominal [HR 0.12 (IC95% 0.01-0.94)]. Após análise multivariável, o jejum abreviado apresentou menor tempo para realimentação plena [HR 0.39 (IC95% 0.16-0.92]

CONCLUSÕES

O jejum pré-operatório abreviado favorece a recuperação metabólico-nutricional, diminuindo o tempo para realimentação plena. A implantação do protocolo de abreviação do jejum reduz custos de internação hospitalar.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Hospital Erasto Gaertner - Paraná - Brasil

Autores

Phillipe Abreu, Camila Brandao Polakowski, Marina Lopes, Danio Saavedra, Raphaella Ferreira, Vinicius Basso Preti, Flavio Daniel Saavedra Tomasich