Dados do Trabalho
TÍTULO
ESOFAGITE NECROSANTE AGUDA – RELATO DE CASO
INTRODUÇÃO
A esofagite necrosante aguda (ENA) é um caso raro e que foi citado pela primeira vez por Goldman em 1990 1 , sendo de causa multifatorial e com sua etiologia ainda desconhecida. Tem-se observado algumas patogêneses como isquemia, trauma, mecanismos infecciosos com maior incidência. Uma serie retrospectiva de casos de endoscopia demonstrou que a prevalência de ENA varia de 0,001 a 0,2%. Os homens são quatro vezes mais propensos a serem afetados do que as mulheres. A mortalidade global se aproxima de 32%.
RELATO DE CASO
Homem de 52 anos de idade deu entrada no pronto socorro do serviço do Hospital Geral de Guarulhos apresentando quadro de hematêmese volumosa e instabilidade hemodinâmica. Apresentava como antecedentes Diabetes Mellitus tipo 2, hipertensão, etilismo crônico e tabagismo. Submetido a uma endoscopia digestiva alta (EDA) de urgência, na qual foi evidenciado necrose esofágica distal aguda.
DISCUSSÃO
A apresentação clínica típica é o sangramento gastrintestinal superior manifestada por hematêmese (presente em 70% dos pacientes com ENA). Outros sintomas incluem disfagia, dor epigástrica e dor torácica. A ENA é uma entidade rara e que possui etiologia ainda desconhecida. O desenvolvimento da doença geralmente traz um mau prognóstico e o objetivo da terapia deve ser direcionado ao tratamento das doenças de base.
Área
ESÔFAGO
Instituições
Universidade Cidade de São Paulo - São Paulo - Brasil
Autores
Shuaib Houssam El Boustani