Dados do Trabalho
TÍTULO
IMPLANTAÇAO DA CAMPANHA CHOOSING WISELY NO INTERNATO MEDICO EM CIRURGIA
OBJETIVO
Descrever e avaliar as estratégias de implantação da campanha Choosing Wisely (CW) no internato médico de cirurgia.
MÉTODO
Estudo intervencionista, com professores e estudantes do internato, através de questionários on-line via plataforma SurveyMonkey e atividades presenciais. Utilizando a técnica Delphi, os docentes identificaram três situações desnecessárias que comumente ocorrem na prática, sendo agrupadas por frequência e por tema e adaptadas ao formato de recomendação da CW. Foi utilizada uma escala tipo Likert para classificar as opiniões dos especialistas. Foram desenvolvidas ações educativas como oficinas, divulgação em banners, atividades de reflexão sobre a campanha e custo-consciência em saúde, além da inclusão da temática na avaliação teórica.
RESULTADOS
Após agrupamento, permaneceram 13 recomendações e as cinco finais selecionadas foram: não solicite tomografia computadorizada para avaliar suspeita de apendicite aguda em crianças antes de considerar a realização de ultrassonografia; não prescreva antibioticoprofilaxia no paciente cirúrgico por tempo maior que o recomendado; não solicite tomografia computadorizada de ¨vários segmentos do corpo¨ para pacientes com trauma de baixo risco e sem achados consistentes no exame físico; não oriente jejum prolongado de 8 horas para alimentos sólidos e líquidos no pré-operatório de todas as cirurgias; não solicite endoscopia digestiva alta para pacientes cirúrgicos sem evidências clínicas ou sinais de alarme para doença péptica e do refluxo gastroesofágico. As ações educativas geraram um processo de sensibilização e reflexão entre os participantes, resultando no bom aproveitamento da avaliação.
CONCLUSÕES
A inclusão dessa iniciativa no internato de cirurgia resultou em um enriquecedor processo reflexivo nos professores e estudantes, podendo resultar em atitudes mais custo-conscientes na prática médica.
Área
ENSINO MÉDICO
Instituições
Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Bahia - Brasil
Autores
Lysandro Martins Tourinho Costa, Dilton Rodrigues Mendonça, Carolina Villa Nova Aguiar, Liliane Lins, Rinaldo Antunes Barros, Marta Silva Menezes