Dados do Trabalho


TÍTULO

APLICAÇAO DA CLASSIFICAÇAO DE BETHESDA DE NODULOS TIREOIDIANOS EM HOSPITAL UNIVERSITARIO DE JOAO PESSOA, PARAIBA, BRASIL: CORRELAÇAO EPIDEMIOLOGICA.

OBJETIVO

O objetivo desse estudo foi relatar a utilidade da classificação de Bethesda em nódulos tireoidianos e avaliar a aplicação dessa classificação no Hospital Universitário Lauro Wanderley.

MÉTODO

Análise dos dados, obtidos de forma retrospectiva, dos resultados de pacientes submetidos a PAAF de nódulos de tireoide no Hospital Universitário Lauro Wanderley entre os meses de dezembro de 2017 e dezembro de 2018. Um total de 298 pacientes foram analisados.

RESULTADOS

Ao aplicar a classificação de Bethesda no resultado citológico dos duzentos e noventa e oito pacientes, 29,53% (n = 88) apresentaram Bethesda I, 5,.68% (n = 154) Bethesda II, 8,05% (n = 24) Bethesda III, 4,70% (n = 14) Bethesda IV, 3,36% (n = 10) Bethesda V e 2,68% (n = 8) Bethesda VI. Dos 298 casos, observou-se também que 94,3% (n = 281) eram pacientes do sexo feminino e 5,7% (n = 17) do sexo masculino. Os resultados, comparados com a literatura, foram condizentes na maioria da classificações, ou seja, Bethesda III foi de 8,05% (2-18%), Bethesda IV 4,7% (2-25%), Bethesda V 3,36% (1-6%) e Bethesda VI 2,68% (2-7%). Nas classificações Bethesda I e Bethesda II, houve divergência com a literatura, com 29,53% (2-20%) e 51,68% (55-74%), respectivamente. O número maior de punções com resultado insatisfatório provavelmente resultou em uma porcentagem menor de resultados benignos. Observou-se também a grande prevalência de pacientes do sexo feminino que foram submetidas a PAAF (94,3% do número total). Esse fato é explicado pela maior prevalência de nódulos tireoidianos em mulheres. Notou-se também que a porcentagem de homens é crescente quanto maior a chance de malignidade pela classificação, correlacionando-se ao fato de o sexo masculino ser um fator de risco para câncer em nódulos de tireoide.

CONCLUSÕES

A classificação de Bethesda é a melhor maneira de diferenciar benignidade e malignidade em nódulos de tireoide, sendo um método relativamente barato e que pode ser usado como padrão. Observou-se que pode ser aplicado em nosso serviço, visto que a frequência dos resultados foi semelhante à literatura, exceto para os resultados de Bethesda I e II.

Área

CIRURGIA CABEÇA E PESCOÇO

Instituições

Hospital Universitário Lauro Wanderley - Paraíba - Brasil

Autores

Luciano Leal Luz, Yegor Leniefferson Dantas Martins, Emanuelle de Abreu Moreira Vieira, Paulo Marcelo Fernandes Rangel