Dados do Trabalho


TÍTULO

HERNIA DE BOCHDALEK: RELATO DE CASO

INTRODUÇÃO

A Hérnia de Bochdalek (HB) é o tipo mais comum de Hérnia Diafragmática Congênita, caracterizada por um defeito no segmento pósterolateral do diafragma e evisceração do conteúdo abdominal para o tórax. É usualmente diagnosticada no período neonatal por quadro de insuficiência respiratória aguda. Somente 5% das HB são relatadas em adultos, sendo que nestes a clínica é tardia, evidenciando quadros respiratórios, cardiovasculares e/ou obstrutivos abdominais agudos.O objetivo do presente estudo é relatar um caso de hérnia de Bochdalek à esquerda, com manifestação clínica tardia em homem adulto.

RELATO DE CASO

Homem, 37 anos, deu entrada na emergência com queixa de dor abdominal difusa, continua, com 5 dias de evolução. Concomitante ao quadro álgico, apresentava náuseas, vômitos fecaloides, inapetência e parada de eliminação de flatos e fezes. O quadro era refratário ao uso de antiemético e inibidor de bomba de prótons. Fez uso de cocaína em grande quantidade no dia de início do quadro, obtendo piora da dor. Em conjunto, apresentou dispneia, com piora ao decúbito e melhora ao sentar. Sem comorbidades; refere história de pneumonia há 18 anos, a qual foi submetido a drenagem de tórax a esquerda. No exame físico, taquipneico, sem alterações da ausculta. O abdome estava distendido, ruídos hidroaéreos aumentados, pouco flácido, doloroso a palpação profunda difusamente. Ausência de irritação peritoneal e timpânico. Exames laboratoriais gerais sem alterações. Tomografia com importante distensão difusa de alças do intestino delgado com sinais sugestivos de pneumatose intestinal. Submetido a laparotomia exploradora de urgência. Achados: saco herniário em região póstero-lateral esquerda contendo cólon de ângulo esplênico. Realizado redução e rafiado orifício pósterolateral esquerdo diafragmático. Procedimento sem intercorrências.

DISCUSSÃO

As manifestações da hérnia de Bochdalek ocorrem mais comumente em neonatos, traduzindo-se principalmente em sintomas respiratórios. É considerada um dos defeitos torácicos congênitos mais freqüentes. No adulto, é uma alteração raramente descrita, correspondendo a 5% do total de casos, e predomina no sexo feminino. Nessas situações, é possível a ocorrência de sintomas agudos ou recorrentes, acometendo os aparelhos cardiovascular e respiratório, além de provocar um abdome obstrutivo. Os fenômenos de encarceramento e estrangulamento das vísceras herniadas, com consequente isquemia e perfuração, podem também evoluir com complicações sépticas. O presente relato descreve a ocorrência de hérnia de Bochdalek em paciente de perfil epidemiológico destoante da literatura disponível. Indivíduo jovem, do sexo masculino, com clínica compatível com abdome agudo obstrutivo, e cujos exames complementares identificaram hérnia diafragmática. Portanto, apesar da raridade de tal condição e da escassez de dados compatíveis com a epidemiologia descrita, foi possível executar intervenção adequada e bem-sucedida no caso relatado.

Área

URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS

Instituições

hospital santa casa de franca - São Paulo - Brasil

Autores

FABIO azevedo ribeiro, isabela simieli, isabela kaluf de oliveira, phillipe bügner, fernanda pereira costa, bruna daher lima