Dados do Trabalho
TÍTULO
ENSINO TEORICO/PRATICO DO MEDICO EM FORMAÇAO
OBJETIVO
Ratificar a importância observada, experenciada e relatada em revisão bibliográfica, de uma moderna didática no ensino acadêmico de atividades prático/teóricas relacionadas a técnicas cirúrgicas básicas, em específico a da sutura, como importante coadjuvante na formação do futuro profissional médico.
MÉTODO
Comparação de resultados de provas teóricas e práticas aplicadas aos alunos antes e após o curso de suturas. Além da revisão bibliográfica.
RESULTADOS
Primeiramente foi divulgada para a comunidade acadêmica de uma universidade pública, por meio eletrônico, uma enquete em que os discentes escolheriam, dentre várias opções, os temas que mais lhes interessavam para que fossem desenvolvidos cursos extracurriculares. Como resultado, o curso de suturas foi o mais votado por uma ampla maioria. Posteriormente o curso foi estruturado e sua metodologia de ensino foi definida junto ao docente ministrante do curso.
Outro dado que chamou atenção foi o fato de todas as 45 vagas do curso terem sido preenchidas em menos de 5 minutos, inclusive por alunos de outras universidades da cidade. Pela página online do curso houve interesse de alunos de outro estado. Esses dados, associados, mostram o quão requisitado o tema se faz. Há de se debater o porquê e as consequências dessa tamanha requisição assim como os meios para se contornar tal déficit.
Outro destaque é que existiam alunos desde o 1º período do curso médico até o 11º período. O que mostra que não apenas os acadêmicos iniciantes procuraram pelo curso, mas também os alunos que já tiveram aulas de suturas na faculdade e contato com a cirurgia no internato também estavam interessados em desenvolver a habilidade básica que por alguma falha estava deficiente.
O curso: durou 1 dia e meio com aulas práticas e teóricas; contou com professor e monitores capacitados para a atividade; local de treino adequado; todo instrumental e equipamentos necessários; além das pré e pós provas para verificação da efetividade do curso. Tais recursos básicos que o curso utilizou já deveriam existir em todas as universidades de medicina e caso contrário, essa falta é o que deve ser primeiramente solucionado pois é fator limitante para os outros avanços no ensino da prática médica.
Devido ao caráter subjetivo das avaliações práticas e teóricas não é possível apesentar números estatísticos. Porém, se constatou na prova teórica um expressivo aumento no domínio do tema e no número de acertos, e a opinião dos monitores e do professor sobre a evolução da habilidade prática dos alunos foi unânime: houve uma significativa melhora.
CONCLUSÕES
Assim, concluiu-se que um curso, mesmo que de curta duração, mas que atenda as didáticas, já comprovadamente efetivas, pode conduzir a uma formação prático/teórica de maior qualidade, promovendo uma maior segurança ao médico e ao paciente, minimizando a iatrogenia. A revisão bibliográfica aponta para o mesmo caminho, com propostas mais sólidas para a adaptação e reestruturação de certos pontos da matriz curricular.
Área
ENSINO MÉDICO
Instituições
Universidade de Pernambuco - Pernambuco - Brasil
Autores
Leonardo Coelho Bastos