Dados do Trabalho
TÍTULO
SOBREVIDA LIVRE DE DOENÇA A LONGO PRAZO APOS TRATAMENTO CIRURGICO DE MELANOMA MALIGNO PRIMARIO DUODENAL
INTRODUÇÃO
Melanomas são tumores malignos que ocorrem em sua grande maioria na pele, uma vez que tem origem em células melanocíticas pigmentadas. Podem ter origem em outras localizações, como retina, meninges e mucosas. Melanomas de origem gastrointestinal são extremamente raros, sendo que existem na literatura apenas 8 relatos de melanomas originados no duodeno , entre eles, 2 originados na papila duodenal e 2 casos de lesões amelanocíticas. Sobrevida a longo prazo foi descrita em apenas 3 casos, sendo que em apenas dois deles acima de 3 anos. Relatamos o caso de paciente feminina com 40 anos de idade que foi submetida a pancreatoduodenectomia para tratamento de obstrução duodenal causada por grande melanoma primário de duodeno. Quatro anos após o procedimento, a paciente encontra-se livre de doença.
RELATO DE CASO
Paciente feminina, 40 anos de idade, com quadro clínico de dor abdominal, anorexia, perda ponderal significativa e anemia por 2 meses. Submetida a tomografia de abdome que mostrou massa suboclusiva de terceira porção duodenal (Figuras). Realizado estadiamento que não demonstrou outras lesões. Foi submetida a endoscopia digestiva alta que demonstrou tumor duodenal ocupando quase a totalidade da luz do órgão, sugestivo de GIST (Figuras). Foi realizada biópsia da lesão durante a endoscopia. Antes do resultado anátomo-patológico, a paciente apresentou quadro obstrutivo duodenal e sangramento digestivo, sendo encaminhada para tratamento cirúrgico de urgência. Foi submetida a pancreatoduodenectomia (Figuras) sem intercorrências. A evolução pós-operatória foi adequada, recebendo alta no sétimo dia de pós-operatório. A anatomia patológica da lesão demonstrou melanoma malígno duodenal com 18 cm de diâmetro. A paciente não recebeu nenhum tipo de tratamento após o procedimento cirúrgico, e encontra-se livre de doença pelo período de 4 anos após a cirurgia.
DISCUSSÃO
Melanomas malígnos de origem gastro-intestinal são lesões raras, sendo a origem duodenal deste tipo de tumor a menos frequente delas. O tratamento cirúrgico é a opção terapêutica mais adequada. Relatamos a realização de pancreatoduodenectomia para tratamento de melanoma duodenal em paciente que não recebeu nenhum tipo de terapia adjuvante e que apresenta a maior sobrevida livre de doença já descrita para este raro tipo de câncer digestivo.
Área
ESTÔMAGO E DUODENO
Instituições
Hospital Nove de Julho - São Paulo - Brasil
Autores
RODRIGO CAÑADA SURJAN, TIAGO BASSERES, IZABELLA BRAZ MARTINS DA SILVA, SERGIO PRADO SILVEIRA, ELIZABETH SANTANA DOS SANTOS