Dados do Trabalho
TÍTULO
Hérnia lombar de Grynfeltt em pós operatório tardio de lipoaspiração – Relato de caso
INTRODUÇÃO
Hérnia lombar é uma doença rara e muitas vezes subdiagnosticada. Em geral, unilateral a esquerda, prevalente no sexo masculino acima da 5ª década de vida. O caso aborda uma paciente do sexo feminino, ao qual o diagnóstico foi de hérnia lombar tipo Grynfeltt, secundária a lipoaspiração realizada anos antes.
RELATO DE CASO
Paciente feminina, 54 anos deu entrada no PS do Complexo Hospitalar Professor Edmundo Vasconcelos com queixa de desconforto em região lombar direita associado a uma tumoração local.
Antecedentes pessoais relatava há 10 anos ter sido submetida a uma lipoaspiração.
Ao exame físico foi identificado no dorso uma tumoração de 8 cm que aumentava a Manobra de Valsalva, amolecida, irredutível, circunvalada, discretamente dolorosa a palpação profunda, sem alteração cutânea associada. RM de abdome inferior revelou uma hérnia de parede abdominal posterior direita, tendo como limites a borda posterior do músculo oblíquo interno lateralmente, o músculo eretor da espinha medialmente e o 12° arco costal cranialmente, com colo de cerca de 2,9cm e protrusão de conteúdo gorduroso e vasos do retroperitôneo.
Indicado tratamento cirúrgico. Boa evolução, melhora dos sintomas e alta.
DISCUSSÃO
Hérnia lombar é uma comorbidade infrequente, subdiagnosticada e que pode se apresentar como complicação tardia de um pós operatório de cirurgia estética. Em virtude da possibilidade de encarceramento, isquemia, necrose e perfuração intestinal é vital o diagnóstico e o tratamento cirúrgico.
Área
URGÊNCIAS NÃO TRAUMÁTICAS
Instituições
COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS - São Paulo - Brasil
Autores
EDUARDO IWANAGA LEAO, PAULINO ALBERTO ALONSO, LIGIA MARIA MARTINS VAZ GUIMARAES, RAFAEL SILVA DE ARAUJO, ERNESTO EVANGELISTA NETO, ISABELA DE PAULA TAVARES, LUIZ EDUARDO VILLACA LEAO, LUIZ FERNANDO PAES LEME