Dados do Trabalho
TÍTULO
OBSTRUÇAO INTESTINAL POR INTUSSUSCEPÇAO ILEOCOLICA COM POLIPO ILEAL COMO PONTO DE INVAGINAÇAO EM UM INDIGENA IDOSO DA ETNIA MACUXI
INTRODUÇÃO
A intussuscepção representa a invaginação de um segmento intestinal sobre outro que, apesar de relativamente comum entre as crianças, raramente acomete os adultos. (Paulo José Haiek Araújo e Cols. 2008). Diferente do que acontece na população pediátrica, (...) um tumor maligno está envolvido em 20 a 50% dos casos em geral (...) enquanto (...) no intestino delgado, 1-40% são decorrentes de neoplasias malignas, em sua maioria representadas por lesões metastáticas. (Paulo José Haiek Araújo e Cols., 2008 APUD Zubaidi A, Al-Saif F, Silverman R.,2006), por essa razão, destaca-se a importância deste relato. Relata-se o tratamento cirúrgico de um caso de obstrução intestinal em homem indígena, idoso causada por intussuscepção íleo-cólica com diagnóstico suspeito no pré-operatório através de anamnese e exames de imagem. Nela, a cabeça da invaginação formou-se por pólipo em ceco e o diagnóstico histopatológico ainda não está disponível, porém será relevante para a construção de estatísticas da população indígena de Roraima.
RELATO DE CASO
Paciente F.A.S., masculino, indígena da etnia Macuxi, 55 anos, encaminhado do município de Alto Alegre-RR devido a quadro de dor abdominal em hipocôndrio direito (HCD) e flanco direito (FD), associado a vômitos e parada de eliminação de fezes com dois dias de evolução. Devido à suspeita e à piora do paciente, este foi levado ao Centro Cirúrgico para Laparotomia Exploradora de Urgência que confirmou a presença da invaginação íleo-cólica (Intussuscepção de íleo terminal através de válvula ileocecal) com evidente sofrimento vascular dos segmentos envolvidos. Após redução manual desta, realizou-se enterectomia segmentar de cerca de 20 cm de íleo e 20 cm de cólon ascendente e ceco e reconstrução imediata do trânsito intestinal por meio anastomose termino-lateral do íleo em cólon transverso. Ao analisar a peça cirúrgica no transoperatório, verificou-se um pólipo com cerca de 3 cm de diâmetro em íleo terminal. A peça foi enviada para análise anatomopatológica, a qual não teve o resultado disponibilizado até o envio deste resumo. O paciente iniciou alimentação após 3 dias da ressecção e evoluiu bem até sua alta após 7 dias.
DISCUSSÃO
A intussuscepção é uma causa rara de obstrução intestinal presente em 5% dos casos em adultos. A idade média dos acometidos varia de 40 a 57 anos, não havendo predominância clara sobre um ou outro sexo. Os sintomas de intussuscepção no adulto, diferentemente da criança, são geralmente inespecíficos e crônicos, sugerindo obstrução intestinal na maioria das vezes. O tratamento instituído foi a ressecção cirúrgica, sem tentativa de redução prévia. Embora controverso, todos os autores concordam que a ressecção seja necessária, já que uma lesão patológica, provavelmente maligna, está presente na maioria dos casos.
Área
INTESTINO DELGADO
Instituições
Hospital Geral de Roraima Francisco Elesbão - Roraima - Brasil
Autores
Adélie Nicolli Martins Gai Costa, Liana Katherine La Rosa Pachas, Paulo Victor Viegas Freire, Marcello Santos da Silva, Levindo Alves de Oliveira, Karina Kendra Mar Marques