Dados do Trabalho
TÍTULO
ENUCLEAÇAO DE INSULINOMA DE PANCREAS POR VIA ROBOTICA
INTRODUÇÃO
O insulinoma é o subtipo mais comum tumor neuroendócrino e, apesar da alta morbidade, raramente é maligno. Com o avanço dos exames de imagem, o diagnóstico tem se tornado cada vez mais exequível, principalmente quando associado ao quadro clínico típico de episódios hipoglicêmicos.
A relação entre insulinoma e obesidade é relatada na literatura. Nos pacientes obesos, tanto o diagnóstico quanto o tratamento são de difícil manejo.Uma vez diagnosticada a leão, o tratamento é preferencialmente cirúrgico com enucleação ou pancreatectomias. A localização do tumor em relação ao ducto pancreático, cefálica ou caudal e obesidade podem ser um fator complicador para o tratamento operatório. Neste contexto a cirurgia robótica pode ser técnica que facilite tal abordagem.
DESCRIÇÃO DO VÍDEO
Paciente sexo masculino, 58 anos, com de IMC 33 kg/m2 e história de ganho ponderal de 20 kg e polifagia nos últimos dois anos. Há dois meses apresentou quadros recorrentes de hipoglicemia. A RM evidenciou lesão sólida vascularizada no colo pancreático superior distando 0,5 cm do ducto pancreático principal. Devido à proximidade com o ducto pancreático principal, foi optado por enucleação do nódulo por via robótica. Tempo cirúrgico de duas horas e vinte minutos, com boa evolução pós-operatória, assintomático.
CONCLUSÃO
A técnica robótica na enucleação do nódulo próximo ao ducto pancreático principal, no doente obeso, permitiu cirurgia de preservação de parênquima pancreático com segurança.
Área
VIAS BILIARES E PÂNCREAS
Instituições
SANTA CASA DE SÃO PAULO/SÃO LUIZ REDE DÓR - São Paulo - Brasil
Autores
ANDRÉ DE MORICZ, Fabio Thuler, Fabiana Orozco Correa