Dados do Trabalho


TÍTULO

A ANALGESIA NO PÓS-OPERATÓRIO: UMA FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO.

OBJETIVO

Descrever, segundo a literatura, a analgesia no pós-operatório como importante ferramenta de humanização da assistência em saúde.

MÉTODO

Pesquisa bibliográfica e descritiva, realizada nas bases de dados Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), utilizando os seguintes descritores: Analgesia, Humanização da assistência, Cuidados pós-operatório, Pós-operatório, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019. Foram incluídos artigos completos, disponíveis em português e inglês, publicados nos últimos 10 anos. Foram excluídos revisões bibliográficas e artigos que fugiam da temática, totalizando 7 artigos. Os resultados foram organizados em categorias e discutidos conforme a teoria existente.

RESULTADOS

I- Importância dos profissionais de saúde no cuidado. O pós-operatório caracteriza-se como momento de possíveis instabilidades e intercorrência, deixando o paciente susceptível a potencialização da dor. A preocupação com o conforto do cliente deve ser de toda equipe multiprofissional, em especial o médico, pois este possui atribuição legal para prescrição de analgésicos ideais para condição clínica do paciente. II- Adoção de uma conduta clínica correta. Muitos pacientes experimentam níveis variados de dor após procedimentos cirúrgicos. O médico deve avaliar o quadro clínico e adotar aquele fármaco e posologia que irão promover conforto ao paciente, concomitantemente levar em consideração os possíveis efeitos colaterais dos medicamentos e outros fatores que influenciem na analgesia. III- Sentimento do paciente frente ao cuidado humanizado e alivio da dor. O cliente refere à conduta clínica da equipe com sentimentos de gratidão pelo cuidado prestado e supressão da dor experimentada por ele. Trazendo um significado de respeito e empatia ao seu momento de vulnerável, caracterizando-se assim, um ato humanização do atendimento.

CONCLUSÕES

A equipe de atendimento no pós-operatório possui suma importância para o cliente, pois proporcionam um atendimento de qualidade e humanizado. Além do mais, uma analgesia correta, contemplando todos os aspectos do quadro clínico do paciente, gera sentimentos de alívio e gratidão.

Área

MISCELÂNEA

Instituições

Universidad Central del Paraguay - - Paraguay

Autores

Jean Lucas Souza Parente, Roseno Batista Graças Filho