Dados do Trabalho
TÍTULO
TUMOR CARCINOIDE TIPICO “GIGANTE” CAUSANDO DESTRUIÇAO DE PULMAO EM PACIENTE JOVEM.
INTRODUÇÃO
Os tumores carcinoides fazem parte de um grupo de neoplasias neuroendócrinas que ocorrem em tecidos que contêm células derivadas da neuroectoderme e endoderme. No pulmão estas células estão localizadas no epitélio brônquico e são chamadas de células de Kulchitsky. O pulmão é considerado o segundo sítio em frequência destes tumores. Os tumores neuroendócrinos pulmonares podem apresentar-se como: uma pequena proliferação parenquimatosa de células neuroendócrinas (tumorlets), tumor carcinoide típico, tumor carcinoide atípico, carcinoma neuroendócrino de grandes células, carcinoma de pequenas células.
Os carcinoides típicos compreendem 2 - 4% das neoplasias pulmonares e sua localização mais frequente é em brônquios lobares ou segmentares. Suas dimensões habituais não ultrapassam 3cm ou pouco mais. Pode manifestar-se por sintomas obstrutivos da via aérea, levando a infecções de repetição do lobo acometido ou originando quadro de sangramento caracterizados por escarros hemópticos. Estes tumores raramente se localizam em brônquio principal, porém quando isto ocorre pode desencadear obstrução com possibilidade de destruição do parênquima pulmonar ao longo do tempo. Relatamos um caso clínico de obstrução de longa data do brônquio principal esquerdo com destruição total do pulmão homônimo, devido a um tumor carcinoide típico.
RELATO DE CASO
Paciente de 31 anos de idade que desde os sete anos apresentava quadro clínico frequente (anualmente) de pneumonias de repetição, sempre no pulmão esquerdo, com febre, tosse produtiva e expectoração amarelada. Apresentava episódios esporádicos de escarros hemópticos que cessavam espontaneamente. Ao exame físico o hemitórax esquerdo se apresentava com diminuição da expansibilidade e percussão com macicez difusa. A radiografia de tórax mostrava opacidade total de pulmão esquerdo e perda volumétrica do HTE e mediastino deslocado para a esquerda. A tomografia computadorizada revelou uma massa heterogênea, aproximadamente de 15 x 10 cm, obstruindo o brônquio principal esquerdo e sinais de destruição do pulmão ipsilateral. A broncoscopia mostrou obstrução total da luz do brônquio esquerdo por lesão vascularizada. O anatomopatológico revelou tumor carcinoide típico. Foi realizada a pneumonectomia esquerda com identificação de uma grande lesão vinhosa, lobulada localizada no brônquio principal esquerdo.
DISCUSSÃO
Os tumores carcinoides típicos são comumente encontrados nos brônquios lobares ou segmentares, ocasionando sintomas obstrutivos e/ou sangramento. Neste caso, o tumor tinha a base no brônquio principal esquerdo, localização relativamente rara e que oferece maior dificuldade de sua identificação em radiografia simples do tórax. Normalmente as dimensões de um tumor carcinoide não ultrapassam 3 a 3,5 cm. Neste caso o tumor media 15 cm x 10 cm, medidas muito além do habitual tendo nos motivado a relatá-lo.
Área
CIRURGIA TORÁCICA
Instituições
UNIFESP-EPM - São Paulo - Brasil
Autores
Ernesto Neto Evangelista, Eduardo Iwanaga Leão, Andre Miotto, João Alessio Juliano Perfeito, Luiz Hirotoshi Ota, Jose Ernesto Succi, Luiz Eduardo Villaça Leão