Dados do Trabalho


TÍTULO

CURSO DE ABORDAGEM PRATICA AO TRAUMA (CAPT): UM MODELO DE CAPACITAÇAO DE ALUNOS PARA ALUNOS

INTRODUÇÃO

Nos primeiros três anos de curso, muitas faculdades de medicina não apresentam atividade alguma voltada para o treinamento do atendimento em urgência e emergência em sua matriz curricular. Dessa forma, os conteúdos acabam sendo ministrados sem integrar prática e teoria, o que tende a tornar o processo de aprendizagem menos significativo. Devido ao alto índice de óbitos resultantes de acidentes e violência nas quais os conhecimentos na abordagem inicial de uma vítima são cruciais para o desfecho da situação, a importância de indivíduos capacitados por meio de atividades educativas em emergência é imprescindível. Diante disso, o Curso de Abordagem Prática ao Trauma (CAPT) visa instigar os participantes acerca das principais condutas a serem tomadas perante uma cena de trauma.

RELATO DE CASO

O Curso de Abordagem Prática ao Trauma (CAPT) é um curso teórico-prático realizado na cidade de Salvador-BA, por 24 estudantes de medicina, membros da Liga de Trauma e Emergências Cirúrgicas (LATEC), com dois dias de duração, para um público-alvo de 40 participantes. No primeiro dia, são ministradas aulas teóricas sobre atendimento pré-hospitalar e intrahospitalar por professores convidados. Já no segundo dia, ocorre a divisão dos grupos para as estações teórico-práticas. Ao final, os ligantes encenam uma simulação de suporte avançado de vida e os estudantes praticam a resolução de casos clínicos e a retirada automobilística em equipe por meio de uma competição.

DISCUSSÃO

O ensinar é comprovadamente, uma das formas mais eficazes de consolidação do aprendizado. Dentro desse contexto, o CAPT realizado pelos participantes da LATEC é um curso de alunos para alunos que objetiva facilitar o acesso do conhecimento ao trauma. Segundo o questionário elaborado e respondido pelos 24 ligantes que organizaram a última edição do curso, 79,2% se encontravam antes do terceiro ano de curso e apenas 8,3% afirmou ter tido em algum momento da graduação aulas que abordassem os temas propostos pelo curso em sua totalidade. Seguindo essa ordem, apenas 16,7% afirmaram ter participado de curso extracurricular que abordasse todos os temas elucidados pelo CAPT, sendo que cerca de 50% desses cursos eram ministrados por alunos. A maioria dos ligantes (75%) foi alocada para a realização das aulas práticas, tendo em vista um enfoque maior na participação ativa por parte dos ouvintes. Foi realizado um gráfico comparativo das respostas sobre o nível de conhecimento de trauma por parte dos organizadores antes e após o curso, o qual revelou uma melhora substancial no grau de compreensão dos temas pelos estudantes (66,7% deram nota 9 de 10 para o nível de conhecimento sobre o trauma após o CAPT). Além disso, os quesitos confiança em ensinar, didática e entrosamento entre os ligantes também apresentaram melhora. Dessa forma, foi possível perceber que o CAPT trouxe um grande crescimento pessoal não somente para os participantes do curso, mas também para seus organizadores.

Área

ENSINO MÉDICO

Instituições

UNIFACS - Bahia - Brasil

Autores

Milena Aquino Meirelles Leite Neves, Hélio Tourinho Diniz Gonçalves Neto, Mariana Pereira Jorge, Leonardo Ferrari, Marcio Rivson