Dados do Trabalho


TÍTULO

ANALISE COMPARATIVA ENTRE O ESTADIAMENTO DE CANCER DE PROSTATA POR IMAGEM (PI-RADS) E O ESCORE DE GLEASON

OBJETIVO

O câncer de próstata é o câncer mais incidente na população masculina, excluindo-se o câncer de pele não-melanoma. Sua sobrevida está diretamente relacionada com a extensão do tumor no momento diagnóstico, dando-se cada vez mais importância aos métodos de avaliação destes. Entre eles, destacam-se o Escore de Gleason, baseado no padrão histológico, o método por Ressonância Magnética PI-RADS e a escala de graduação ISUP. Com eles, busca-se a habilidade de encontrar com acurácia lesões clinicamente significativas, verificar extensão da doença ao diagnóstico e caracterizar risco de progressão futura.
O seguinte estudo objetiva analisar a Ressonância Magnética na escala PI-RADS e relacionar a uma significância comparativa ao Escore de Gleason obtido no exame anatomopatológico.

MÉTODO

Estudo observacional retrospectivo com análise de prontuários de 64 pacientes diagnosticados com câncer de próstata do Hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba, admitidos entre 2014 e 2017. As variáveis analisadas foram: Escore de Gleason, PI-RADS, PSA e idade. Os seguintes pacientes foram divididos em grupos conforme a classificação PI-RADS e ISUP, realizando-se a comparação entre altos valores e baixos valores para cada exame.

RESULTADOS

A idade média foi de 63,2 anos e a divisão dos pacientes se deu da seguinte maneira: 8 pacientes PI-RADS 2 ou 3, 56 pacientes PI-RADS 4 ou 5, 58 pacientes ISUP 1,2 ou 3 e 6 pacientes ISUP 4 ou 5. Correlacionando os dados observou-se um baixo Valor Preditivo Positivo (8,9%) do PI-RADS, em contrapartida, um alto Valor Preditivo Negativo (87,55%) do mesmo. Também se observou uma alta sensibilidade (83,33%) e uma baixa especificidade (12,1%) desse exame.

CONCLUSÕES

Pacientes com PI-RADS baixo, na maioria dos casos, estarão relacionados a um ISUP de baixo grau, e pacientes com PI-RADS elevado possuem 5,6% de chance de apresentar um ISUP de alto grau.

Área

UROLOGIA

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Fernando Meyer, Fernanda Girardi, Guilherme Orlandini Abilas, Luciana Kim Nishimura, Conrado Sanson Tupich, Leandro Colita de Castro