Dados do Trabalho


TÍTULO

Hérnia epigástrica em paciente de origem venezuelana no hospital Roraima

INTRODUÇÃO

Dentre as hérnias abdominais, as hérnias epigástricas se apresentam como um tipo raro principalmente em adultos. Nem sempre as hérnias apresentam sintomas, principalmente quando pequenas, porém quando começam a passar por orifícios da região abdominal podem ser reconhecidas por abaulamentos e muitas dores na região. Muitas vezes apresentam-se como um desafio diagnóstico aos médicos em sala de emergência, principalmente quando pequenas, pela ausência de sinais específicos ou quadros de longa evolução. Nesse relato, temos um caso singular de um idoso de 62 anos, originário da Venezuela, com queixa prévia de dor abdominal e hematoquezia, tratado cirurgicamente de hérnia epigástrica.

RELATO DE CASO

Paciente H.R.G.T, sexo masculino, deu entrada no pronto atendimento do Hospital Geral de Roraima no dia 24/01/2018, queixando-se de dor abdominal intensa e diarreia com sangue. O mesmo apresentou episódios de hematêmese e hematoquezia, associados a distensão abdominal progressiva, negou episódios prévios da mesma natureza. Ao exame físico: abdômen semi-globoso, hipertimpânico, difusamente doloroso a palpação. Exames laboratoriais: PCR, Uréia e Creatinina com valores acima da referência. Radiografia de abdômen revelou velamento na região direita do diafragma e alças intestinais hiperdensas. Paciente iniciou dieta zero e foi indroduzida sonda nasogástrica. Laparotomia do dia 29/11 evidenciou grande quantidade de liquido sero-hemático e conteúdo intestinal em cavidade, com abaulamento de retroperitônio, em zona 1 e, presença de óstio em retroperitônio para-medial ao cólon ascendente juntamente com rotação de sigmoide sobre o próprio eixo. Foi realizada aspiração do líquido livre, ressecção de 150 cm de íleo terminal e anastomose ao jejuno. No pós operatório, paciente de forma positiva obtendo alta após recuperação de dano cirúrgico. Nesse relato demonstramos um caso singular de um idoso de 62 anos, originário da Venezuela, com queixa prévia de dor abdominal e hematoquezia, tratado cirurgicamente de hérnia epigástrica.

DISCUSSÃO

As hérnias epigástricas representaram 6,9% de todas as hérnias da parede abdominal anterior. Ocorrendo mais em homens entre os 26 e 55 anos de idade. Mais da metade das hérnias epigástricas são encarceradas, com conteúdo habitual de gordura pré-peritoneal. Além da maioria dos casos serem associados a hipertensão arterial sistêmica, seguido de doenças respiratórias e obesidade. Ou seja, por ser um tipo raro de hérnia em adultos e ser comumente associada a doenças metabólicas, a hérnia epigástrica é um caso em que se deve recordar dos sintomas e evolução, pois em cerca de 30% dos casos não diagnosticados precocemente, no qual paciente evoluiu com complicações pós-cirúrgicas e em 60% desses evoluem a óbito. Dessa forma é de suma importância o relato de tais casos, para que haja maior conhecimento e aprimoramento das taxas de diagnóstico precoce.

Área

INTESTINO DELGADO

Instituições

Universidade Federal de Roraima - Roraima - Brasil

Autores

Diego Guilherme Santos Portella, Marcello Santos da Silva , Poliana Lucena dos Santos , Givaggo Henrique Rodrigues da Silva, Éder Rodrigo Figueira Ribeiro, Kyldery Wendell Moura Cavalcante, Adelie Nicolli Martins Gai Costa, Ana Carolina Gonçalves Pires